domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Invasão do Patati Patatá. Socorro.

Então uns 22 anos depois, compreendo a revolta da minha mãe quando eu assistia o Chaves (já disse por aqui) era terminantemente proibido na minha casa. Falar: Cale-se ,cale-se você me deixa louca  fazia parte da proibição. Então pensei que um dia passaria por situações como essa de costumeiras arbitrariedade e péssimo gosto escolha dos filhos, mas não imaginei que seria assim tão cedo. Fico imaginando: Quem foi o ser que ensinou pro meu filho que existe Patati Patatá?
Não fui eu.
Como ele ainda não sofre o impacto direto da publicidade (ilusão?!), até porque quase não vê televisão, e o canal dos palhaços por aqui nunca esta ligado. Minto, esses dias estava trocando de canal e vendo eles lá vendendo as mochilas do Patati Patatá pra criança no horário do programa (vender pra elas? ). Mas o fato é que meu filho conhece esses palhaços vendedores que estão em todos os lugares. Chega numa loja de crianças tem bola, caderno, o boneco, cadeira , brinquedos, a barraquinha, o boliche e sabe-se lá o que mais, tudo com a cara dos palhaços. Pois assim dessa forma no ultimo mês foram 3 presentes dos tais palhaço por aqui.
Eu gosto de circo, não vejo graça nas piadas dos palhaços mas isso é questão de gosto. Mas o problema é que pro Nino não era um palhaço que ele estava ganhando, já era o Patatá. Como assim?
Ele ganhou um kit de boliche do incrível:
- Patáaaaa (carinha de felicidade por reconhecer o amigo)
Pergunta: Quem ensinou isso pra ele?
Dia seguinte ele ganha o boneco que dança e canta (um saco!) e:
- Patáaaaaaaaaa
Pergunta: Quem ensinou isso pra ele?
Outro dia:
Ele ganha um pula pula do:
-Patáaaaaaaaaaaaaa
Pergunta: Quem ensinou isso pra ele?
Todas as três que compraram não conheciam o Patáaa, logo as lojas estão impregnadas de tudo desses palhaços.
De todas as opções, a que me restou foi a escola. Não achei óbvio, em vista que não acho que a escola seja um lugar pra ver TV, mas me resta apenas essa alternativa, já que com seus 19 meses ele ainda não sai sozinho e nem liga a tv escondido (ainda).  E só lá na escola eu fico sem saber o que ele faz o período todo.
Nesse ano cuidei de escolher uma escola, que tivesse os princípios pedagógicos que acredito, e dessa forma que não possua TV na sala de aula, pra mim faz diferença sim,  considero essa fase dele de desenvolvimento motor sem a necessidade de TV  (ou ficaria no trabalho comigo, porque na frente da tv ele fica quietinho quietinho) mas  acho que cada mãe tem uma preferência ou uma escolha sobre isso e sabe o que é melhor para o seu filho (sem julgar ninguém, estou falando o que espero para o Nino).
Aí vem essa: Ah deixa o Patatá! Qual o problema?
O problema é todo esse consumismo , mesmice, massificação, repetição, homogenização e incentivo a bitolação, não estou dizendo que uma criança que assiste o Patatá ficará bitolada, mas que é muito bom pra quem vende que as crianças se fixem nessas figuras para fazer suas mães (nós!!!) comprarmos. O problema é que agora sou mãe e me dou o direito de ser cri-cri (minha vez oh yeah!). O problema é que a mochila do Patatá é muito mais cara que a sem nada, e as crianças que assistem seus ídolos querem o que seus idolos vendem, e nem todo mundo pode pagar a mais cara.
Sei que chegará uma hora que ele vai querer ver várias porcarias e eu estarei lá pra encher o saco colocar limites (como fez minha mãe), e lembrar que ela tinha razão que um dia eu saberia tudinho quando tivesse filhos. Sei que o Patati Patatá é uma febre. Uma invasão no mundo das crianças. Mas ele precisa receber esse impacto publicitário assim tão cedo?

* Lembrando:Sou publicitária. Estudei marketing e ética na publicidade.
* Sou mãe (óh verdade?)- e vejo o outro lado da moeda
* Fui criança. Da época da tesoura : Eu tenho você não tem!( na verdade eu já era pré adolescente nessa fase. pula) . Não sou tão ingênua a ponto de achar que tudo isso vem de hoje.
* O Patati Patatá lá de cima pode ser trocado  por : Hot Wheels, Xuxa ( sim eu tinha os discos) , Barbie, Backyardigans ou qualquer outra febre.
*Se não bastasse tive a fase do New Kids on the Block na adolescência - Eu tinha até pôster. O que indica que ainda virão vários idolos pela frente ainda piores que Patati Patatá.
* Os apelos educacionais e emocionais das mães podem funcionar: Eu agora de detesto o Chaves.


29 comentários:

  1. Nossa o que mata é mesmo todo esse incentivo ao consumismo, o Pedro adora o Patati Patata, tanto que a festa de uma no vai ser deles, nunca comprei nada pra ele deles pois acho tudo caríssimo e não estou nem um pouco afim de encher os bolsos deles mais do que já estão cheios.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ri muito do seu post...
    Davi de uns tempos para ca gostou do Patati e Patata e eu fiquei doida...
    Primeiro porque detesto eles e ja enjoei das musicas...
    Segundo, tudo deles é mais caro, ah nem, fora as propagandas na hora do programa deles que é super sem graça...
    Pelo jeito ai foi na escolinha mesmo, e que bom que vc achou uma que não tenha tv na sala, assim eles aproveitam bem mais o tempo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu amo patati patata e eu mesma coloco pra Samuel.
    Mas confesso que ele mesmo já perdeu o interesse kkkkk
    Também estou ficando contra essa onda consumista.
    Mas Samuel com 10 meses ajudou bastante distrai-lo com a TV, mas agora ele mesmo não quer mais.
    Quer correr, brincar, andar de carrinho e bicicleta com o papai.
    Bjks
    www.cantinhodosam.com
    http://makeviagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bah, onde eu assino.
    Eu não odeio o Chaves hoje em dia, e tem um que é em desenho e o guri assiste comigo de vez em quando.
    Mas assim, esses palhaços são sem graça, ainda bem que Antônio não conhece mesmo, ele até tem uma bola deles, mas é só...e nunca viu na t.v.
    Ui, quero ver quando for para a escolinha, oremos!rs
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. ODEIO palhaços! Tu nao imagina o meu pavor do Patati Patatá. Tento fugir ao máximo, mas tem vezes que é difícil, acredito que justamente pela questao da escola. Concordo mto com teu post!

    Beijos, Ananda.

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti esses palhaços e já não gosto deles!
    Sorte que aqui em casa não pega o canal que passa os palhaços vendedores!
    Consumismo infantil não né!
    Ta certisssima! beijos

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, compartilho muito das suas ideias!
    Bom, eu sou atriz e palhaça!
    E sofro muito com essa massificação da cultura, dessa industria que transforma arte em mercadoria!
    Patatá e Patati são mercadorias!! do ponto de vista da arte....é um industria que tem atores que se revesam nos palhaços (na verdade passam longe do palhaço)
    Ta sou louca, Patati nem patata, nem xuxa nem cultura em lata passa pela porta da minha casa
    Aqui a gente assisti palhaços de verdade, músicas que não tem o intuito de alienar..
    enfim mãe é cri cri,artista ainda!!! ixiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  8. A Laiz concordo com você, acho que escolinhas não deveriam ter TV. Minha sobrinha conheceu o Patati Patata da mesma forma... Minha irmã passou por bons apuros até descobrir quem eram esses patati patata, pois foi logo no inicio da carreira deles...

    Por aqui por enquanto é só galinha pintadinha, rs, a Clara adora, mas aind anão tem tamanho pra edir coisas e ver bonecos e reconhece-la... rs

    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  9. Oi Laiz, concordo muito com você. Ontem mesmo, aqui na Suíça, recebemos mais três casais de amigos brasileiros e os filhos falavam o tempo todo sobre os tais palhacinhos. Quando conhecemos nossos filhos, eles já conheciam o Patati Patatá, mas depois, com nosso convívio, os tais foram desaparecendo... e claro, sendo substituídos por outros, Backyardigans, Dora e Diego...
    Acredito que temos que ter sim, atitudes como a de sua mãe e outras vezes, ser flexível e permitir um pouco destas influências, mas com muito discernimento. Difícil, né?
    Beijão, Ju

    ResponderExcluir
  10. Laiz, com os meus "mais crescidinhos"eu encaixo seu post nas papelarias de material escolar. é uma avalanche de modismos, quase impossível achar um produto "liso" ou uma marca menos conhecida. Vamos sendo engolidos muitas vezes sem perceber. Um alerta bem humorado o que escreveu!
    Ah! Vou aproveitar para convidá-la ( quando tiver 15 min disponíveis) uma animação sobre livros que está num outro blog meu no título dicas e videos - abrindoclareiras.blogspot.com

    Eu agora detesto o chaves. Quanta sabedoria as mães têm - quando tiveres um filho me entenderás! Bj

    ResponderExcluir
  11. Laiz realmente é um bombardeio de propagandas. Como se não bastasse somente na televisão...rs Acho mesmo que está certíssima! Tem que pensar nisso desde já, ainda que o Antônio seja pequeno. Não dá para incentivar e liberar geral. Uma formação desde sempre! E dá trabalho, né? Pois tem esses Patati Patatá...rs rs rs Coisas do gênero.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu sou chata. Minha filha não assiste Tv, não compro coisas de personagens e tento deixar ela o mais longe disso possível. Mas entendo que, agora na creche ela terá contato com outras crianças e inevitavelmente aprenderá quem são esses palhaços sem graça.
    Eu já tentei mostrar um DVD, o que foi pânico geral em casa e eu fiz um post lá no blog sobre (acho que está na segunda página do blog, modéstia parte vale a pena =D ).
    Mas eu não gosto, acho feio, sem graça e completamente de mal gosto.

    Tem gente que vê inocência em tudo, eu não. haha


    Beijos

    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
  13. Se vc ler meu blog vai ver que lá em casa é difícil, Felipe tem loucura pela dupla, pede Patati Patatá o dia todo, assiste todo dia, tem bicicleta, barraca, bonecos (de todos os tamanhos) bolas, jogos de basquete, Kits de pintura, roupa, sandália, garrafinhas, jogo de cama e a mochila. Já fomos em 2 shows da dupla.

    Eu tento não comprar, não dar, mas não me resta alternativa, já que ele só se interessa pelos dois...

    Agora essa coisa está passando, ele tá abrindo a guarda. curtindo o "Carros" e o Buzz... eu agradeço rs

    Quem apresentou os dois pro Fe foi a madrinha, mas na escola ele também assiste, céus! Em qual escola o Nino estuda?

    ResponderExcluir
  14. Tomás tem medo dos palhaços. Ufa! Na creche (pública) tem "a hora do vídeo", todo dia, e a profe veio me contar que não pode pôr Patatis que ele chora muito. Doei então dvds da Dora e dos Super Fofos.

    Eu não me incomodo dele assistir desenho na creche, ele vê em casa. Mas a qualidade me interessa sim...

    Vou tentar doar sempre algum vídeo bom, que por enquanto eles tem pouca coisa nova, interativa e educativa, eles tem mais disney (Ok), picapau (o horror!), galinha pintadinha (ok) e o patati patata.

    ResponderExcluir
  15. Laíz super complicado esse negócio de propaganda... Eles comercializam produtos infantis no momento que a criança está em casa... Um saco... Mas a LAura assite o quintal da Cultura, tem na TV Paraná. E não ficam passando essas propagandas e não tem esse Patachatos.... Eu não gosto...

    Quanto ao Chaves eu AMOOOOOO.... #confessei

    Tv na escola??? Pra quê??? Se for pra ver tv fica em casa... Não precisa ir pra escola e gastar fortunas com material... Certo?

    Difícil essa onda de educar e o mundo deseducar..

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  16. Nossa concordo plenamente Laiz.
    Já querem nossos filhos completamente consumistas desde cedo.
    E ainda egoístas e mesquinhos, comparando com os outros o que tem de "marca" e que é mais legal e melhor!!
    Aqui em casa sou criteriosa com as escolhas, a Malu ainda é novinha, mas já fica hipnotizada pela Galinha Pintadinha.
    Além de lógico ser encantada pela tal da telona. Tento deixar o minimo possível vendo tv, pode ser mais comodo as vezes, mas futuramente será um terror.
    Saber discernir o que nossos filhos assistem é o melhor, mesmo sendo uma tarefa dificil...


    bjs

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Laiz , estava pensando no Patati Patatá essa semana... Nao temos nada deles lá em casa. Mas o Henrique já conheceu os vídeos no You Tube e DVDs em festinhas. Ele adora. Nao entendo pois considero extremamente chato e irritante . Nao sei o que eles vêem nesses palhaços... Mas o Henrique ainda nao pede nada para comprar, seja Patati Patatá ou outros. Sobre o apelo consumista, nao há como evitar mas podemos educar . Vou avaliar se precisa e se o preço é muito alto. Nao gosto de comprar nada em excesso, mas se ele estiver precisando nao vejo mal em respeitar seu gosto. Quer tudo do Patati Patatá? Então escolhe só uma coisa e desde que esteja realmente precisando. Tudo se resolve sem radicalismo e com bom senso! Beijao

    ResponderExcluir
  18. Oi Laiz querida,

    Otimo post. Eu felizmente escapei desses palhaços aí. Morando fora fica bem mais fácil fugir dessas tendencias nada legais. Aqui, passei uma epoca com Nic gostando de assistir xuxa. Tudo porque passamos 1 mes no Brasil e não teve jeito. Os priminhos assistiam e ele aprendeu a gostar. Ganhamos (a contra gosto) um kit com alguns dvds dela e quando voltamos pro Canada, Nic só sabia pedir pela "mulher com os menininhos", pois nunca falei o nome dela pra ele. Mas a fase foi passando e hoje em dia os dvds se encontram devidamente escondidos no armário. Ufa! E ele nem sente falta! :D

    Mas também me preocupo muito com essa massificação toda. Uma coisa vai puxando outra... Como aqui acontece com o McQueen. Nic é apaixonado pelos Carros e tudo o que vê deles quer comprar, mesmo que não precise. De repente nasceu uma "necessidade" por algo totalmente fútil e agora nos resta tentar contornar essa fase sem deixar que os McQueen tomem conta da casa - e da vida dele. Não é facil, mas não é impossivel.

    No mais, queria também te agradecer pelo amável comentário no nascimento da Lily, viu? Amei!

    Grande beijo pra vc,

    Lu

    ResponderExcluir
  19. ahhh o gu gosta do patati patata.. mas sabado minha mãe mostro a sandalia.. ele ja falo na lataaaa.. do patati eu fgosto mas a sandalia é horrolooosa kkkkk tem estilo meu bb simmmm rsss

    ResponderExcluir
  20. Ai Laiz, quando eu tava no Brasil, todo mundo perguntava se eu já tinha comprado os DVD's de Patati Patatá pra Leah. Palhaço na minha casa? Não, obrigada. Tenho pavor. Não tenho pavor de palhaços em si, tipo palhaço de verdade de circo grande. Mas esses palhaços infantis, ah tenho pavor mesmo! Eu bati perna atrás de DVD/CD do Palavra Cantada e ninguém nem sabia o que era... =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Tô chegando por aki e adorei o post. Sou mãe do Pedro de 11meses que adora o Patati Patata e não acho tão prejudicial, acredito que o interessante por personagens, histórias faz parte do desenvolvimento e que são fases que passam, para darem lugar a outros ídolos, outros interesses. Isso ocorreu comigo e acho que com a maior parte as pessoas, por exemplo, amava a Xuxa, já meu marido tem pavor... rsrsrsrs.
    E vou te falar, o Patati nesse momento me ajuda muito a aclamar meu pequeno espoleta... rsrsrs...
    Agora concordo com vc a respeito do consumismo, está impregnado por toda parte, cabe a nós pais ensinar e impor limites.
    Bjus!
    Depois dá uma passadinha lá no meu blog

    ResponderExcluir
  22. Esses dvds são de enlouquecer, na época da Isadora, que hoje tem 7 anos, a moda era o dvd do cocoricó, até hoje sei as músicas de cor, rs.
    Bjus e boa sorte com o patati patata, rs.

    ResponderExcluir
  23. Morei um tempo nos EUA, onde trabalhei como babysitter e lembro que lá eles tinham um canal infantil no qual não havia propaganda comercial. Achava super legal a ideia. Mesmo que houvesse personagens em bichos de pelúcia nas lojas, o consumo não era superestimulado em relação àqueles desenhos.

    Ainda falta um pouquinho para eu chegar nesta fase - o Lucas tem dois meses -, mas imagino que seja impossível manter a criança longe disso tudo. É o que você disse. Mesmo que vc nunca tenha falado sobre Patati Patata, as pessoas acabam dando presentes, outras crianças acabam tendo esses brinquedos também, nos aniversarios, os personagens aparecem mais uma vez... ;)

    Um beijo,
    Julia.

    ResponderExcluir
  24. Nossa esse Patati é um tal de compre, peça para a mamãe... eu acho um saco! Mesmo não tendo o hábito de ver tv a Ton tb adora. Mas eu enrolo com todas as minhas forças, ela até tem os bonecos do patati patata mas nunca lembra de ver o DVD, o negócio dela é o palavra cantada e a adriana partimpim.
    Beijos flor!!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia flor!! Te desejo muito Patati Patata nesta sexta(hahahaha, começando bem!). Beijões pra família!

    ResponderExcluir
  26. Ai Laiz é assim mesmo, minha mãe tb odiava o Chaves e eu amava, hoje eu tb odeio..rsrs Mas o Patati e Patata vieram com tudo, e é febre mesmo.. aqui em casa o Luan gosta deles, qd vê já fica fascinado, mas eu não ligo, até gosto tb..rs Mas lógico q é propaganda pura, mas se não for isso vai ser outra coisa, coca cola, mc donalds, e por ai vai.. Obrigado pelas palavras lindas no meu cantinho vc é uma fofa e eu te adoro!! Bjinhos Lili do Luanzinhi

    ResponderExcluir
  27. Olá Laiz vim vindo nos blogs e achei o seu. Super bombado heim.
    Adorei. Se tiver um time passa aqui no meu bloguinho que já ta fazendo um ano e está rolando sorteio. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Affe, mãe é tudo igual meeiissmooo! Eu também não quero meu filho consumista, tampouco fissurado em TV e sua marketing velada ou declarada.
    Mass...
    Será que nós não estamos preocupadas a toa? será que realmente vamos poder controlar isso? vivemos num mundo capitalista e tuudo, ou quase tudo gira em torno de consumo. Nós mesmas não adoramos consumir? E outra nossos filhos quando pequeninos nÃo podem sair comprando sem a nossa autorização, entao sejamos firmes e usemos o NÃo mais vezes.

    ResponderExcluir
  29. Também sou muito, muito chata com o que deixo minha filha assistir - embora na escola não tenha controle, aqui em casa é censura mesmo. Ela não conhece Backyardigans (o-d-e-i-o a musiquinha desde sempre) nem o Patati Patatá (que acho abominável). Como ela tem só 2 anos, ainda posso controlar bastante, oferecendo coisas boas e bem inocentes, mas sei que o dia vai chegar. O jeito é confiar que a base que a gente dá agora vai ser suficiente para um futuro de bom gosto, não?
    Gostei muito do seu blog!

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.