terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cupcake com gotas de chocolate - amo!

Eu sou uma devoradora de cupcakes, quando entrei na licença a maternidade passei a fazer cupcakes atrás de cupcakes o que obviamente resultou no meu próprio boicote a volta ao peso. Passada essa fase faço os bolinhos apenas em ocasiões especiais. Já fiz vários sabores e muitas coberturas, mas o meu preferido, por ser fácil de fazer, rápido, render vários e ter uma massa leve é esse que vou passar pra vocês.  Faço muitas vezes apenas a massa pra ficar mais leve sem cobertura mesmo (nesse caso ele vira Muffin!), congelo boa parte e descongelo quando a bate aquela vontade gigantesca de doce.

Segue a receita :

Cupcake com gotas de chocolate

1 1/4 de xícara de açúcar
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento em pó
1 1/2 xícara de gotas de chocolate ao leite ou meio amargo
Forminhas para cupcakes.

Como é bem rapidinho pra fazer deixe as formas prontas com as forminhas de papel no seus devidos lugares e vá preaquecendo o forno no mínimo, até terminar de fazer a massa.

Com a batedeira bata o açúcar e a manteiga até formar um creme aerado e claro. Vá acrescentando os ovos e batendo um por vez. Diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando aos poucos a farinha peneirada. Coloque o fermento e bata mais um pouco. Coloque as gotas de chocolate e misture bem com uma colher.

Coloque a massa com a ajuda de uma colher (para não escorrer pra fora da forminha) cerca de 3/4 da forminha (não encha até a boca se não quiser o seu forno cheirando a queimado!).

Asse no forno na temperatura 180C até que a massa esteja levemente dourada , por aqui leva cerca de 20 minutos, mas pode variar muito de um forno para outro.

Retire e espere esfriar para colocar a cobertura.

Cobertura:

Adoro a de manteiga, mas nem todo mundo gosta, a ganashe também é muitoooo boa e a mais tradicional é a de brigadeiro (a da foto) que é a que eu trago hoje!!!

Cobertura de Brigadeiro

2 latas de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
+
Saco de confeitar com um bico médio

Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem até desgrudar da panela. Retire da panela e assim que esfriar coloque no saco para confeitar e faça o movimento circular (como um caracol), conforme está na foto acima


Dicas:

Não abra o forno antes da hora.

Não coloque mais fermento do que o indicado pela receita (eu já fiz isso e é bolo pingando pelo forno!)

Depois de colocar o fermento não demore para colocar no forno.



Eu amo esses bolinhos e sem cobertura fica leve para um café! Espero que gostem!!!



8 comentários:

  1. Essa receita rende quantos, em média?

    ResponderExcluir
  2. Ola Flávia, rende 24 bolinhos!!!! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Laiz... então terei que fazer em duas fornadas. Minha foram cabem 12 cupcakes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também Flávia! Eu uso duas formas dessas com 12 cupakes. bjocas

      Excluir
  4. Hummm que delícia! Saudade de passar nese blog gostosooo! Hehehe

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!!Adorei seu cantinho e essa sua receita!!! Também tenho receitinhas para a criançada no meu blog,dá uma olhadinha!! http://mamaeseamigas.blogspot.com Beijos!Bruna

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga! Adorei seu cantinho e essa sua receita!! Tbm tenho receitinhas para a criançada no meu blog,dá uma olhadinha! Mamães & Amigas http://mamaeseamigas.blogspot.com Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. DELÍCIAAAAAAAAAAA!
    Vou testar essa, só faltam as forminhas!rs
    Mas vou providenciar!
    Ah, com café, claro,e com cobertura!=)
    Beijos

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.