sexta-feira, 29 de julho de 2011

Escolha da Escola ( ou babá!!!)

Após a licença maternidade muitas mães ficam totalmente sem saber o que fazer com seu bem mais precioso, os filhotes. Para muitas bate um desespero, uma vontade de largar o trabalho, para outras uma hora de voltar a rotina e se encontrar novamente dentro do dia a dia que existia antes do baby.  Por aqui, decidi sair do meu antigo trabalho e optar por trabalhar menos (doce ilusão!!!!!), resolvemos que eu ficaria de manhã com o Nino, de tarde ele iria pra escolinha (berçário/creche), o que realmente acontece... fico com ele de manhã, faço a comida dele e a nossa (adoro cozinhar e usar temperos variados!!!!) e levo ele para escola, mas o que não estava previsto era o terceiro turno (e esse é longoooooooooo) pós colocar o Antônio pra dormir. Foi uma opção legal, fico mais tempo com o pequeno, curto muito estar com ele, trabalho (e adoro! me faz muito bem!) e a noite coloco tudo que ficou pendente em dia (somente o 1/2 período inicial ficou impossível!)...de manhã quando o Nino esta dormindo agilizo algumas coisas do trabalho também. é uma correria imensa, mas muito satisfatória!!!!
Quando chegou o 5o. mês (eram 4 meses de licença e um de férias) e eu iria voltar me bateu o desespero do que fazer?! Eu precisava trabalhar! desde a questão financeira até porque adoro trabalhar e me faz realmente me sentir bem, produtiva e feliz (...tá em dias de chuva eu dispensaria!), também queria amamentar exclusivamente até o 6o. mês (pra mim isso era algo bem importante!), e o Edu ficava insistindo para eu trabalhar na nossa empresa... e lá fui eu.... decidido!
Mas e aí como seria? E o Antônio??? Quais as opções: BABÁ x ESCOLINHA. Essa é uma decisão que só pode ser tomada por você e pelo seu marido, depende das possibilidades do casal, de como a criança é, do quanto podem gastar. Tem mãe que pode ficar em casa com o bebê, outras gostariam mas não podem, nem sempre o salário do pai comporta os gastos (principalmente porque os gastos aumentam!!!) outras podem contar com vários ajudantes em casa, outras se viram totalmente sozinhas... O que funciona para uma família pode não funcionar para outra por vários motivos...

Existia também a vovó...mas essa já havíamos decidido que não seria a opção ideal pra gente. Uma vovó (mamisguaia... que confio super!!!) trabalha muito (lembra a vovó que ficava em casa fazendo crochê...rs esquece! ) e a outra ( que se prontificou a nos ajudar) tinha muitos afazeres ( não seria justo colocar mais uma obrigação nesse momento de sua vida), outros netinhos para cuidar além de idade (que limita um pouco as brincadeiras com os bebês!!! tipo sentar no chão e montar blocos), também não queria que o Nino fizesse tudo o que queria (e sim lidasse com as frustrações...o que acho que não aconteceria...) e acho que queria que as avós fossem avós e não educadoras (não poderia cobrar delas o que posso cobrar de uma babá ou da própria escola). Esses dias uma amiga minha me falou que sua mãe (a avó que cuida do pequeno) não gostava de reclamar quando via o netinho fazendo algo errado , pois assim quando a mãe chegava ficava ela de ruim (quem educa ) e a mãe de boazinha ... esse sentimento pode acontecer já que as avós não tem mais a obrigação de educar novamente e sim curtir seus netinhos... mas para a família que opta por essa escolha vale conversar e definir antes como serão as regras...
Pensamos em deixar o Nino conosco e tentar trabalhar! Decidido por 2 dias! Quando vimos que realmente não daria! Cliente ligando e buáaaaaaaaaaaaaaaa. Ficava impossível trabalhar apenas quando ele dormia. Sem hora ou rotina... não iria dar, porque os clientes ligam em qualquer hora. E não achava certo largá-lo sozinho o dia todo e não estimulá-lo... Parece fácil e a decisão óbvia quando se trabalha em casa, ficar com eles...mas realmente na prática não é tão simples.
Babá ou escolinha?
Eu queria escolinha...mas foi chegando a época foi me batendo um medo... e vontade de postergar e pensei até na possibilidade de uma babá. Uma babá estaria aqui conosco, dentro de casa  o que podería ser bom (ou não...imagina eu o dia todo falando pra ela fazer do meu jeito???), também pensei que se fosse babá queria uma babá de verdade (com curso e que pensasse dia a dia no desenvolvimento do Antônio junto comigo) não alguém para cuidar de casa e dele. Uma babá teria um valor alto (para 1/2 período um pouco a mais que a escolinha), mas também poderia faltar (o que vi acontecendo de monte com amigas minhas!) e seria um problema...
A escola era realmente a nossa primeira opção. Muitas criticas sobre a decisão (todo mundo tem um pitaquinho infeliz pra lhe dar!!!!!! ), mas estava decidido ( e realmente acho que foi a decisão certa para o Nino!). Mas aí partimos para a próxima via sacra... a procura por uma. Fomos em várias. E procurávamos algo com algumas características, que tivessem sido indicada por amigos, fosse preferencialmente perto, que tivesse com poucos alunos.
E a cada dia fico feliz com a nossa escolha, o Antônio se desenvolveu muito desde que entrou lá, se eu pudesse ficar com ele o dia todo tenho certeza que também se desenvolveria , mas como eu não poderia acho que de todas as opções essa funcionou melhor, ele esta sempre feliz, brinca muito na sala com os bebês e as professoras (e eu já fui espiar várias vezes), adoro as professoras e diretora da escola (vejo o carinho delas com meu pequeno), gosto realmente e me sinto segura em deixá-lo lá, e o legal é que se algo não esta como achamos que deveria podemos conversar. Também não vi nada de tão assustador em relação as viroses (o pediatra simplesmente exorcizava as escolas...) , o Antônio teve febres e resfriados como outros bebês que conheci que não iam para a escola (tá eu acredito que realmente a exposição a novos vírus aumente com a escola...mas não vi o Nino mais doente que bebês que não iam) e certamente a homeopatia ajudou muito. 
Quando fui procurar a escola  dei importância para tudo o que vi desde a primeira ligação pra mesma, como fui tratada, como fui recebida, se me levaram para conhecer cada cantinho, se as crianças pareciam felizes, e pedi indicações, fucei na internet, li, reli...
 Vale lembrar que o que eu procurava e priorizava nem sempre é o mesmo que outra mãe e pai priorizam... então sempre faça você a procura da escola dos seus filhos e escute o que seu coração manda.Coisas que pra mim fizeram diferença quando fui procurar o berçário para colocar o Nino:
*Orçamento: Procurei escolas dentro do valor que imaginava pagar. Aproveite e pergunte se terão novas taxas e valores durante o ano, se a escola tem férias de julho (se tiver é importante verificar se a escola tem o serviço de colônia de férias caso não tenha onde deixar o seu pequeno!!).
*Proximidade da sua casa: A do Nino não é próxima, mas eu decidi que queria colocá-lo lá e como tenho clientes na rua, consigo conciliar... mas ser muito longe pode atrapalhar (gasto de combustível, tempo de locomoção,  bebê chorando no carro, etc.)
*Higiene: Eu me preocupei muito com esse quesito, higiene na sala , nas professoras, nos ambientes. Para entrar na sala do Antônio é necessário tirar os sapatos e colocar pantufas e as coisas são sempre esterilizadas. 
*Professores: Precisaria simpatizar com eles , saber se não existe um rodízio muito grande dos mesmos, se parecem amáveis, se as crianças  parecem gostar deles. Adoro as do Nino!!!!
*Sala: Se o berçário é confortável, limpo,  se existem brinquedos que estimulem os bebês (.fui em um que as crianças estavam o tempo todo, todas em bebês conforto ... na hora descartei!), se as crianças estavam brincando...se era arejada.
*Local da troca: limpo, visível e bem longe dos materiais para alimentação dos bebês.
*Quartinho do sono: Dei preferencia para escola que o quartinho do sono tinha um berço para cada bebê, achei melhor, não acho fundamental, mas foi um diferencial.
*Alimentação: Local onde é feito, a higiene, se é acompanhado por nutricionista, se pode ser retirado algo caso meu bebê não pudesse comer. Se eu poderia deixar meu leite caso quisesse esgotar (o que não fiz, pois achei mais fácil a contaminação).
* Se os bebês são colocados no sol, se ficam na área livre (se existe área externa).
*Aulas extras : Se existiam aulas e profissionais diferentes para estimular o Antônio com atividades como Shantala, fisioterapia, musicalização.
Antônio feliz na escolinha!!!!

Eu fico muito tranquila em saber que o Nino esta se desenvolvendo e sendo orientado por profissionais da escolinha que escolhi junto com o papis com tanto cuidado e amor para meu pequeno. Acho que  a escolha de colocar numa escola ou escolher uma babá devem ser feitos com antecedência ao término da licença maternidade ou da decisão da mãe de ter um tempo para suas coisas ( não...não é crime uma mãe querer ter um tempo para ela!!!), sem pressa, pois é onde estamos deixando o que temos de mais precioso.  Confie nos seus instintos!!!!!!!

Me contem mamis e papis.... como vocês escolheram fazer com seus bebês????!!!!!






23 comentários:

  1. ai q gracinha ele toda feliz na escolinha, por enquanto ainda curto a Giovanna 24x24 horas, mas quem sabe daqui há 1 aninho... rsrrs bjocas em vcs

    ResponderExcluir
  2. Oi Laíz, muito bom o teu post. E aí, foi na escola que te indiquei? O que achou? Espero que tenha gostado e tenha escolhido a mesma! Eu estava muito satisfeita com eles, e se tivesse continuado em Curitiba certamente o Chico estudaria lá por um bom tempo.
    bjinhos
    Ale

    ResponderExcluir
  3. Oi amga!!!! Saudades tb!!! Esta decisão de ficar cuidando do bebê sem trabalhar, por babá ou deixar na escolinha realmente não é fácil! Em maio deste ano, estava quebrando a cabeça para decidir o que fazer com o Eduardo, porque comecei a perceber que, por mais gratificante que fosse eu ficar em casa o sua todo cuidando dele, estava exausta, e querendo voltar a ativa, e via que ele precisava de desenvolver mais com outros amiguinhos. Estava praticamente certa de colocá-ló na escolinha já neste próximo semestre (porque a opção babá não é muito do meu agrado, e as vovós trabalham também), mas a escola que eu gostei não tinha vaga, dó para o início de 2012. Então, estou com ele ainda em casa, mas ano que vem é certo que irá!
    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  4. Oiii primeira vez aqui no seu cantinho e já adorei, vou vir mais vezes com certeza, seu bebe é lindo e sua escolha em coloca lo na escola foi a certa, que bom que ele está super adaptado e vcs estão felizes, adorei seu post. Estou te seguindo. bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Laiz, vim pelo face
    Eu optei por abrir mão da carreira pra criar guris. Meu mais velho entrou na escola com 5 anos e alfabetizado, o caçula completa 5 no próximo ano e anda todo ansioso pra ir na escola também.
    Gostei do teu espaço, estou seguindo.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Laíz!
    Então, se eu tivesse que escolher com certeza escolinha, e adorei as tuas dicas, usarei quando for necessário, porque não sei nem por onde começar!
    E assim, o Nino parece gostar muito, isso que importa!
    E adorei essa salinha dele, cheia de bolinhas, e piscinas emborrachadas!
    Eu quero estudar aí!!rs
    bom finde!
    beijocas
    Angi e Tonico

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a mesma opinião que vc a respeito da escolinha, eu tive baba qdo voltei a trabalhar, mas me arrependi e dois meses depois sai do trabalho, pq a baba ao invés de desenvolver e brincar com eles, ficava o dia todo assistindo tv.
    A escola alem de desenvolver tbem socializa.
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Sempre que lembro acompanho seu blog, achei um sarro o dia que seu marido resolveu "invadir",kkkkk.
    Também acho que a escolinha é a melhor opção, ainda bem que achamos uma escolinha boa com pessoas amorosas, limpinha, da para perceber nitidamente que eles são bem tratados. bjs para vc e para o nino.

    ResponderExcluir
  9. Que lindoooo....
    Meu pequeno tbm frequenta a escolinha e adoro la, e tudo de bom...
    Realmente é uma decisão dificil de se tomar...

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga!!! Obrigada flor!! Desde maio de 2010 tudo está lindo!! O trocadilho c o iPhone foi engracado Ne?? Sera q alguem achou q era verdade q ele me curou da depre?? Rara! Bjosss

    ResponderExcluir
  11. Passei pra dar uma espiadinha e desejar um bom final de semana, bjocas, Cléo

    ResponderExcluir
  12. Amiga, tem selinho pra ti la no blog, na aba selinhos e sorteios

    bjocass

    ResponderExcluir
  13. Sabe que qdo a Ton era bebe( 11 meses) não tive escolha e voltei a estudar.. detalhe é que estudava em uma universidade 300 km de casa, então ela ficava com meu marido e passava o dia com a babá, que era um amor. Mas não durou muito, a Ton começou a aprender a falar e a babá ensinava muita bobagem, que no ponto de vista dela era bonito, mas eu não me sentia confortável. Depois coloquei ela no melhor colégio desta cidade, que além de lindo e caro ela não se adaptou. Cansei... eu e meu marido decidimos morar na capital de vez e trouxemos a pequena pra cá... tudo mais caro, eu passo o dia longe, ela fica em turno inteiro na escola, mas adora.. e eu e adaptei. Sofri no início, mas quando vi que ela adorava encontrar a déia(professora) fui ficando mais tranquila. Agora ela vai super tranquila, pede pra ir e o bom é que sabe que chega detardezinha e eu estou sempre lá.. vida moderna não e fácil, mas me viro em 2, 3 pra ficar pertinho da pequena e dar o melhor pra ela.. beijooosss adoro este blog!!!!!!!! ...E o melhor, os momentos que estamos juntas é de qualidade...me esforço...

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela visita, adorei!!!
    Qdo for ao Paraguay e quiser alguma dica específica me avisa!!!
    Bjos
    Ana
    www.amaedosgemeos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!! Nem me fale!! Que chuvarada!!! Fui ao shopping hj, fazer o q? Eduardo pegou o tenis e n tinha qm fazia ficar em casa! Rs! Bjos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  16. Oi querida!
    Essa dúvida da escolinha ou babá me persegue pois meu caso é bem complicado: sou comissária de voo, meu marido é piloto. Desde que tive a segunda filha estou em casa, realmente quero estar perto delas nessa fase gostosa até pelo menos uns 2 anos.

    Mas não me adapto a vida de dona de casa e morro de vontade de voltar a trabalhar. Moramos em Ctba, mas nosso trabalho é em SP, mãe e sogra moram longe, marido viaja por dias, como vou voltar a voar e ficar dias fora também?? Elas vão ser criadas por quêm?? Babás?? Deus me livre!

    Estou numa dúvida cruel!!! Depois de 14 anos acho que vou ter de trocar de profissão...........ai, ai, ai. Alguma dica??? Hehehehe

    Bjs, Eli (mãe da Gabi & Julia, a gente se falou por email, lembra??)

    ResponderExcluir
  17. Oi Laiz! Lendo teu texto me fez lembrar quando resolvi que precisava voltar ao trabalho e minha única opção era a escola! Visitei algumas, mas quando entrei na escola que escolhi para Sophia me senti amada.

    Sophia tinha 7 meses. E posso dizer que fiz uma excelente escolha. Não tenho, nem nunca tive (e espero nunca ter) problemas na/com a escola, Sophia tem um desenvolvimento que me surpreende a cada dia, e tenho certeza que se fosse mãe em tempo integral não teria o mesmo tempo dedicado à Sophia que tenho com ela na hoje. Quando estamos juntas, meu melhor é para ela.

    Que bom que achou uma escola que se encaixe em todas as suas expectativas! Uma mãe feliz com a escola, com certeza faz o gritinho estar feliz na escola!

    Beijinhos e, tem sorteio do DVD 2 da Galinha Pintadinha no blog! Ficaria bem feliz com sua participação! Má

    www.monmaternite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Laiz.
    Estou te seguindo, se quiser conhecer o nosso cantinho será super bem vinda!
    http://camilamamae2009.blogspot.com

    Adorei seu post, e sou uma mãe que também não quero largar o emprego, meu marido já se ofereceu várias vezes de levar a casa sozinho, mas sinto a necessidade de trabalhar fora.
    Trabalho meio período e minha filha frequenta a escola desde os 5 meses e meio de idade.
    A amamentei mesmo na escola, você sabe que todas as mães tem esse direito - e exercitei o meu.
    Trabalho em escola e vivenciei isso com uma das mães que tive nos meus 9 anos de carreira, ela pedia para que ligasse para ela caso a criança chorasse, que não era nem para dar água à ela, e digávamos, ela aparecia em 5 minutos e amamentava seu bebê.
    Eu fiz a mesma coisa quando Marina foi para a escola.
    Ela mamou no peito até os 8 meses quando não quis mais.
    Sempre se alimentou muito bem.
    Hoje sou feliz com minha escolha de levá-la para a escola. Hoje ela está com quase 2 aninhos e adora frequentar a escola, brincar com os amigos.
    Se for me visitar dê uma olhadinha, postei Marina na escola kkkkkkkkk...
    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  19. Muito fofo o Antonio e quero dar parabéns a vocês papis e aos seus pais também pois através deles que vocês vieram essa essencia maravilhosa e assim a está transmitindo a este lindo baby. Quero participar da promoção não sou mamy ainda.... mas logo serei kkk postei no orkut e no twiter o site Bjs a todos

    ResponderExcluir
  20. http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.diasdemamis.com.br%2F&h=oAQCDa3JxAQCeyxyxTvyYRzwPL4WHaSsC7-IVM_mzfebEgg

    ResponderExcluir
  21. http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.diasdemamis.com.br%2F&h=JAQCUmRjjAQBKTDOoeblnkbPKW-ef4raMc3ymh9HHGPxzIw

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.