terça-feira, 1 de novembro de 2011

A História das Coisas. Pra pensar

Ser mãe nos transforma. Muitas coisas que antes achava importante, mas não relevante, no meu dia dia, transformaram-se em papéis fundamentais  do cotidiano. Muitas coisas antes deixadas de lado e ignoradas por mim agora tomam formas e cores e reaparecem.
Em épocas de pensamentos, como já falei pra vocês, fase de reflexão, penso no mundo que espero para o meu filho. Li algo sobre esse projeto: The story of stuff / A história das Coisas e fui lá conferir o documentário escrito por Annie Leonard . Acho incrível como é colocado e tratado o ciclo de vida e de bens materiais, consequentemente o nosso consumismo. Vale a pena ler e analisar, pensar e repensar, o que faço muito mais depois que o Nino nasceu. Por mais que existam responsáveis, não gosto muito dessas atribuições de culpas, acusações e constatações, não acho que a culpa é dos EUA, nem só da mídia, do presidente, nem do bicho papão, nem dos Menudos (foi só uma brincadeira),  a culpa e as consequências passam a ser de todos,  e não falo só de consumismo exacerbado, falo de ética, responsabilidade social e até amor ao próximo.  A culpa passa a ser minha quando não separo o lixo, quando compro algo que não preciso, quando jogo fora algo que poderia reutilizar. A culpa é nossa quando pegamos a vaga destinada á deficientes físicos ou idosos, quando jogamos lixo nas ruas, quando agimos com preconceito ou discriminação, quando acumulamos milhões de coisas que não precisamos ao invés de doá-las (muitas coisas que não servem pra gente podem ser extremamente importantes para outra pessoa). 
Tá, eu já avisei que estou uma chata um ser pensante e fui além do vídeo.
O vídeo trata sobre os processos produtivos das coisas e padrões de consumo, mostra ligações entre problemas ambientais e sociais e  me fez ir além, pensar em que mundo espero deixar para o Nino, que valores, que base. E o que eu farei para que eu consiga fazer a minha parte, aqui dentro, na nossa casa, no nosso dia a dia? Fica a pergunta para que eu vá encontrando e trabalhando as minhas respostas. 
Vale a pena ver o vídeo, são 20 minutos (eu sei que é demoradinho e nós estamos sempre correndo), mas vale pela análise posterior.
E Vocês? o que sentem em relação ao nosso mundo e o crescimento e futuro dos nossos filhos?


História das coisas



19 comentários:

  1. Laiz, aqui em casa também falamos em responsabilidades, não em culpa. Percebemos de forma intensa quando nos tornamos mãe que o viver bem de nossos filhos depende do mundo, das pessoas próximas e distantes. E em tudo isso está implícito também aquele velho e bom dizer: que filhos queremos deixar para o mundo?
    Consumo consciente, respeito, cidadania... são tantas coisas a exercitar!
    Mais tarde volto para assistir ao vídeo. Beijo

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não vamos deixar de consumir, mas pensar nas quantidades e no que consumimos é importante sim.

    ResponderExcluir
  3. Laiz, sensacional o documentário! Adorei! Fico tão feliz quando vejo que esta preocupação está cada dia mais próxima das pessoas... Esta é uma das grandes causas que defendo lá no blog, e defendo com afinco, porque realmente não consigo acreditar no quanto ainda estamos atrasados em todos estes pensamentos... Parabéns pela iniciativa! Tomara que todos os seus leitores "ganhem" estes valiosos 20 minutos!!! Beijão!!!
    ah... e sobre a nossa panqueca... quando quando quando???!!!!
    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Laiz depois que virei mãe por aqui tudo mudou tb... Tanta coisa para se pensar e repensar né? Coisas que nunca sequer tive tempo de analisar, paro e penso com toda calma sobre assunto!
    Concordo plenamente com você e penso SIM em deixar um mundo melhor não só para a Clara mas para TODOS!!!
    E se cada um fizesse sua parte talvez as coisas começassem a mudar aos pouquinhos...

    Beijos...
    Débora

    ResponderExcluir
  5. Amei! Excelente documentário! Acho que isso é o mal da modernidade e do desenvolvimento. O melhor que a gente pode fazer é ensinar nossos filhos e dar exemplo. Eu morando no país do consumismo tenho que me vigiar mais ainda.. Sabe que lá muita gente usa pratos descartáveis todos os dias pra não precisar lavar a louça? Imagina a quantidade de lixo que produzem. É complicado, praticidade é inversamente proporcional a sustentabilidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Assisti agora à noitinha! Como a Laura disse, ganhamos 20 minutos...
    Do leite materno ao salto do sapato, são inúmeras reflexões. Muito bom. Beijo

    ResponderExcluir
  7. Mamis, vc tava sumida...
    Como eu queira um mundo diferente para nossos filhos...
    Hoje o mundo e a midia influencia muito nossos filhos, temos que ficar de olho sempre...
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Esse vídeo é incrível!!

    Realmente muito o que pensar de como estamos levando nossa vida.

    Ao meu favor, só tenho a dizer que sou muitissimo menos consumista que a alguns anos atrás... mas ainda tenho muito que aprender!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Laca,
    Nós também falamos em responsabilidades,como a Ana falou, e me sinto muito bem ao fazer a minha parte, em reciclar, em reutilizar, em comprar o necessário, claro que as vezes, com o Antônio acabamos comprando algo não tão necessário,mas sempre aproveitamos o brinquedo doando para creches carentes, enfim...
    Quero um mundo diferente para o Antônio, quero um mundo diferente para todos nós, mas esse assunto é tão complexo e sem fim que só tomando um chimarrão para falarmos sobre isso!
    Eu já quis morar em ecovilas, me vejo numa futuramente!rs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Oi Laíz que saudade!!! Confesso estou sem tempod e ver o vídeo, mas volto pra assisti-lo. Quanto ao mundo acredito que se todos fizermos um pouquinho quando nos dermos conta virou um montão. Estou em processo de análise sobre como vou fazer para criar a Laura pra quye ela colabore com o mundo e passe isso sempre adiante...
    Cooperar é a palavra que me vem nesse momento.
    Muitos beijos e fiquei feliz em vê-la lá em casa... :)

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  11. ai Láiz sabes que o respeito é tudo! li a pouquíssimo tempo esse texto http://potencialgestante.com.br/vida-comunitaria/ e acho tem muito do que muitas pessoas precisarim ler!
    felizmente aqui nos preocupamos com o meio em que vivemos, e as lições que queremos passar e deixar para o nosso filho! bom mesmo seria se todos tivessem essa conciência.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Querida, depois dê um pulinho lá no blog! Entrei nesta campanha com você!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  13. Que saudade Laiz, tava muito sumida...
    Ah tô louca para ver o vídeo, agora não posso pois estou postando deitada do lado do Antoninho que ainda dorme...
    Já volto (aposto que vou amar)
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. é como sempre comentamos eu e o maridão ... as pessoas adoram achar um culpado e continuam sendo egoístas e hipócritas .... eu me choco quando vejo pessoas arremessando lixo pelo vidro do carro .... eu me choco quando vejo pessoas batendo papo na rua com a mangueira ligada .... eu me choco quando ouço pessoas esclarecidas fazendo piada de que vai votar no marcelinho carioca pq ele é "curintiano" ... eu me choco quando vejo crianças mal educadas maltratando outras e sendo arrogante no alto dos teus 10 anos enquanto a baba olha sem poder falar nada e a "mãe" fica ao telefone (desculpa é que esta cena eu presenciei no feriado e me chocou horrores).... ENFIM !!! é lamentavel ver que o mundo esta indo por um caminho que só depende de todos nós para mudar .... EU QUERO E TENTO MUDAR TODOS OS DIAS !!!!

    ps.; eu sei que sai do fo mas eu tb ando refletindo absurdamente rssrsrsr

    desculpa o desabafo !!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Laiz, tudo certo pra mim. Panquequinhas amanhã? Para o café da manhã ou da tarde? Quais serão os acompanhamentos? Ai, estou animadíssima!!! beijossss

    ResponderExcluir
  16. Laiz adorei o seu post! É verdade, temos que pensar, reflectir e agir como seres com responsabilidades e responsaveis, respeitando os outros seres e o planeta.
    A maternidade ensina-me e confirma todos os dias que o que é verdadeiramente importante é ser e não o parecer.Cada vez mais tento viver de uma forma simples e com qualidade.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  17. Oi Laiz,
    Adorei sua postagem e concordo com você! Também não curto essa idéia de que a culpa é de um so. Somos todos culpados, e só poderemos mudar nosso rumo quando nos sentirmos todos responsáveis!
    Adorei seus comentários!
    Um ótimo final de semana para vcs!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Fechado, Laiz!!! 18h30!!! Mas... eu não tenho Skype... posso tentar baixar!!! E... não tenho filmadora... snif...
    Mas você filma, eu faço as fotos, que tal?
    Me manda os ingredientes para eu providenciar a tempo?!!!
    Beijosssss - #muitomuitoanimada

    ResponderExcluir
  19. Laiz, obrigada pelos comentários e carinho lá no do meu pai. Você é um amor e já tenho um carinho grande por ti.
    Ps: voltando aqui percebi que deixei o comentário lá em cima logada no blog velho... ops! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.