segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Temperando a vida


Como eu adoro reclamar do frio que faz em Curitiba (tipo velha ranzinza mesmo), tenho que ser justa quando faz sol a cidade fica linda, e dá uma vontade de sair, cuidar das plantas, cuidar da casa, brincar. Esse final de semana dedicamos para cuidar das plantas e quase terminar o móvel que comecei a pintar (falta mais uma camada de tinta e aí posto aqui!!!).
Meus temperinhos estavam um pouco abandonados, após o nascimento do Nino ficou muito mais difícil cuidar com disciplina.  Mas esse final de semana plantamos tudo de novo e cuidamos das que estavam meio caidinhas.
Eu amo comer temperos frescos, e comida feita com eles parecem ter um sabor muito melhor. Além do mais, plantando evitamos desperdício, já que podemos colher exatamente o que iremos utilizar. Morei quase 5 anos sozinha em um apartamento e lá eu plantava em vasinhos na varanda, adorava cozinhar com os temperos que na época eram bem cuidados,agora ,em casa plantamos no chão, na terra que é muito mais cuidado pela chuva  e cresce um monte (mas se abandonar como eu fiz eles morrem viu?).
Foi um dia delicioso, com o Nino ajudando a cavar e se encantando com a minhoca (eca), montamos uma piscininha pra ele e foi uma farra (e um sossego para conseguir terminar o jardim). 
Esse são os que já estavam lá.
Na terra acho mais fácil do que nos vasos, os temperos desenvolvem bem, fiz a hortinha em lugares onde bate sol, mas não o dia todo (é importante umas 4 horas por dia de sol).É necessário regar sempre no calor, mas nunca deixar a terra muito úmida (cheia de água) ,eles morrem com muita água também, pois apodrece a raiz da planta.
cebolinha e sálvia
Pra quem mora em AP, também é super possível ter sua hortinha, na varanda ou na área de serviço (mesmo que pequena, pode colocar vasos próximos á janela). Alguns tipos de temperos aceitam bem os canteiros: estragão, manjericão, alecrim, erva cidreira, hortelã, cebolinha, orégano, pimenta dedo de moça, sálvia e salsinha.
O que você precisa para montar os seus vasos?
-Um vaso grande de barro ou plástico, ou vários se quiser vários temperos crescendo.
- Brita ou pedras de argila.
- Terra
- Húmus de minhoca
Em vasos
- E as mudas da sua preferência
O que eu faço nos meus vasinhos?
1o. Coloco brita (pedrinhas) ou argila, cerca de 1/3 do vaso para a drenagem. Pode colocar uma manta de bidin ,essa eu nunca coloco, não é indispensável, tem dado certo sem, mas pesquisei e pode ser bem eficaz para drenar a água sem entupir os buracos do vaso com a terra.
2o. Coloco a terra com composto orgânico e o húmus.
3o. Enterro a mudinha
4o. Completo com mais terra  até a borda do vaso.
Você pode colocar mais pedrinhas de argila em cima se quiser (essa eu não fiz, mas é uma opção)
É legal adubar com húmus de minhoca e torta de mamona  a cada 3 meses. Sempre prestar atenção se não há pragas e tirar as folhinhas secas. 
Foi um sábado delícia, de muita terra, sol, risadas, enfim jardim feito, diversão e novos temperinhos no prato!!! 

Ele faz isso a cada 2 anos! Viva!!!




17 comentários:

  1. Adoro! Menina, mas você não imagina o bichinho chato que apareceu nas minhas ervinhas: uma coisinha minúscula, branca, e eu não consigo vencê-lo!!! Ahhhhhh!!!!
    Beijos, e se souber o que eu faço, me avisa, tá? =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou diluir água com fumo Laurinha? O Edu que deu a dica. Bjão

      Excluir
  2. Ah que delicia Laiz... Adoro plantas mas acho que não consigo mante-las vivas... rsrsrs... =\

    Mas agora que vc falaou de temperos morri de vontade de plantar alguns aqui em casa, e acho que é isso mesmo que vou fazer... Adorei a idéia...

    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  3. Putz a vida pode ser boa com tão pouco, não amiga??
    Sonho com uma hortinha de temperos...mas cadê o espaço no ap? Já tentei em uma floreira, mas não rolou...nem na cozinha, nem na varanda. Acho que aqui é quente demais..bate muito sol!! E agora..agora eu chorooo...bjão!!

    ResponderExcluir
  4. Laiz que demais esse espaço e esse momento de plantar os temperos. Uma delícia, fala sério! Tão gostoso esse momento de relação com a natureza, com a terra propriamente. Também adoro e confesso que amo mais os temperos. Como é bom um tempero fresco na comida. Huuuummmm e o cheirinho!
    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  5. Delicia! Temperinhos fesquinhos e um dia maravilhoso com a cria não tem preço, amo o cheiro e o gosto dos temperinhos frescos, fazem toda diferença! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que fofa sua horta!
    Linda!!! Eu morro de vontade de fazer uma mas sempre usava a desculpa de morar em apartamento mas com essas dicas não tem mais desculpas!
    Onde compro esses apetrechos?? Brita, humu...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju. Pode comprar tudo em qualquer casa de plantas. Tem várias pela cidade. Faz mesmo, é uma delícia, diversão pra vocês e temperos deliciosos na mesa!!! bjo bjo bjoo

      Excluir
  7. que delícia!! tb adoro temperinhos frescos... moro em apto e acabo usando os da horta da minha sogra... bjinho

    ResponderExcluir
  8. miga! Jura que você tem uma hortinha?
    ahummmmm! que delicia, adoro! Mas tenho um problema cronico, porque tenho fobia de lesma e minhoca. Quando conseguirmos fazer nossa horta na casa que VAMOS compra por aqui vou ter que dar um jeito de me virar!
    Amei!!!!!!
    Parabéns!
    nino deve adorar também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cléo, nas de vaso eu nunca vi minhoca!!! Faz assim então!!! Ou usa luvas se for na terra mesmo. Eu também não gosto de minhoca não. Mas o Nino adorou! hahaha Bjooooooooooo

      Excluir
  9. Que delíciiiiiiiiia....quero uma casa! =(

    ResponderExcluir
  10. Que delícia Laiz! Penso em fazer uma hortinha um dia, mas tenho que primeiro aprender a cuidar... hehehe Por aqui a única coisa que tenho é cebolinha que cresce num copo com água. Boto na janela pra pegar sol e cresce que é uma beleza, queria que todo tempero crescesse só com água e sol.. heheh
    Beijos

    Ah, mudei meu blog agora o endereço é dayanekendrick.blogspot.com Depois tu atualiza aqui, please? =D

    ResponderExcluir
  11. a cada dois anos? hehehe
    Laíz tbm AMO temperinhos... não vejo a hora da mudança acabar pra eu começar com minha horta, não vai ter jardim, mas separei uma varandinha pra ser minha hortifruti =)
    adorei tuas dicas!
    beijosssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. adorei !!!! e adorei mais ainda seu comentario "ele faz isso a cada 2 anos" KKKKKKKKK

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Oii Flor!! Imaginei estes temperos e os cheiros deles.. aí o título me fez lembrar um filme: O tempero da Vida. Já visse?? Bem bom.. Já aqui em casa é uma tragédia, mato todas as plantas de 6 em 6 meses, caso perdido! às vezes imagino que horror seria se tivesse um animal!! hehhee, beijoosss

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.