sexta-feira, 16 de março de 2012

A Escola - O que eu queria na nova escola.

Antes de entrar na publicidade dei uma passeada pela turma de pedagogia, explicando melhor eu fiz um ano de pedagogia, com meus 18 anos, sem saber direito o que queria (só que amava crianças e me parecia interessante me formar em pedagogia e abrir uma escola) estudei e passei pro segundo ano. Um pouco perdida no meio de Vygotsky, Piaget, Montessori, Wallow, Steiner, Waldorf, Democrática, Tradicional, Construtivista e outros tantos métodos, escolas e linhas pedagógicas e não entendendo o porque de estudar tanto tudo isso pra me formar uma pedagoga (oi??!), decidi prestar novo vestibular e mudar de curso. Feito. Após muitos anos depois um tempinho depois me pego pesquisando, lendo, olhando, procurando tudo aquilo novamente, e passando a entender o porque de toda aquela base no curso de pedagogia . Agora com um motivo especial, a educação do Nino.
E precisa de tudo isso? Acredito que sim, afinal gosto de tomar decisões na educação e criação do Nino baseado em alguma informação, já que virão um trilhão de críticas, que eu saiba o porque da minha escolha.
Acho que a educação no Brasil está antiga, ainda muito tradicional muitas escolas se colocando como "diferente", construtivista ou sócio interacionista, ou  blá blá blá e na prática igual as muito antigas. E não era o que eu buscava pro Nino. Primeiro porque acho a educação o que eu posso dar de melhor, e acho muito importante essa primeira fase dele onde considero o "brincar" principal forma de aprendizado.
No primeiro momento (o berçário) priorizei bons cuidados e muita higiene (até mesmo de forma psíquica , com apergunta base: Se a chupeta do meu filho cair no chão o que você fará??), queria uma escola pequena, professoras sorridentes, e um lugar que "cuidasse" bem do meu bebê, afinal eu precisava trabalhar o meio período. Após esse período de berçario tudo muda pra mim, estava sim, muito interessada na parte pedagógica da questão.
Pensei na Waldorf, acho maravilhosa , mas ainda um pouco distante de algumas coisas do meu dia a dia, fui nas contrutivistas, montessorianas, sócio intperacionistas, e nas que diziam que era tudo isso (mas de cara percebia que era só um rótulo não aplicado realmente na escola). Visitei umas 20 escolas, liguei milhões de vezes pras amigas pedagogas, conversei por horas com meu amigo google, li blogs, desenterrei livros antigos e fiquei um mês incomodando o Edu com os meus "estudos".

Na prática o que eu queria:
- Respeito ao ritmo de cada criança
- O brincar como forma de aprendizado e conhecimento do mundo
- Uma escola que incentive o desenvolvimento ao senso crítico
- Espaço
- Equipe qualificada pra ensinar
- Muita arte
- Liberdade pro meu filho escolher
- Aprender a viver em grupo
- Areia, grama, árvore e  terra de verdade
- Criança suja (que brinca, que se pinta, que rola na grama)
- Muitas atividades
- Livros e brinquedos a disposição
- Pessoas agradáveis
- Professores que criasssem oportunidade através de práticas e atividades e que conduzam o aluno a uma atitude ativa
-Resgatar o que os alunos já sabem e fazer conexões com coisas novas
- Valorizasse a investigação e cooperação, o respeito, o vínculo afetivo.
- Trabalhasse a proteção ao ambiente.
- Não incentivasse o consumismo infantil

O que eu não queria:
- Taxa a toda hora de dia dos pais, Páscoa, dia das crianças e etc.
- o método tradicional professor elemento ativo e aluno receptor.
- Método de apostilas
- Televisão na sala
- Comemorações mil em datas comerciais
- Doces liberados

A escola escolhida tem um cheiro de arte, desenhos e trabalhos de alunos por todo o canto, incentiva a pesquisa e a curiosidade, trabalha o respeito entre as pessoas , não faz festa em cada data comercial, festinhas de aniversário com bolo simples e um astral muito bom. Faz tempo que queria escrever sobre a escola. Nino esta se adaptando super bem e no final do dia fica me levando pra todos os cantos da escola, e não quer ir embora. Fala o nome das duas professoras e de todos os amigos. Eu me sinto bem lá.

Acho que a melhor escola que nossos filhos podem estar é a que nos sentimos seguras em deixá-los, a que combina com o que cada mãe (e pai) acredita, a que você consegue sentir que ele está feliz. É sempre importante conhecer os preceitos e valores de uma escola para verificar se condiz com o que a família acredita. Há diferentes linhas e a ideal é a que se adeque as crenças da família, pode não ser o ideal por exemplo colocar numa Waldorf se a família preza por uma alfabetização bem cedo, e nem colocar numa tradicional se a família não simpatiza com essa linha. Por isso acho super importante pesquisar e conhecer a escola antes de colocar os pequenos e assim estar segura da escolha feita.

E vocês? O que querem de uma escola? Como escolheram ou pretendem escolher a escola dos seus filhotes?

38 comentários:

  1. Ah como eu queria uma escola assim tbm, e mais ainda: com preço acessivel! (caro demais escolas por aqui)

    Ano passado coloquei meu filho e ele ficou 6 meses (ainda ficou muito) tirei por varios desses motivos. Na hora de comer eles os colocavam na frente da tv, toda sexta feira pediam guloseimas (tipo bolinho pronto, bolachas e coisas do tipo) e eu não gostava de dar essas coisa para o pequeno. Enfim, varios motivos e quando eu tirei aí q nao quis voltar atras mesmo, os copos q ficavam na escola estavam todos sujos, muito sujos mesmo. Aí pronto, agora acredito q só com 3 anos ele volte, e claro q nao para a mesma mais.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito chato esse dia das guloseimas Ariane, visitei escolas que tinham o dia da "besteira"e claro que descartei. Cuido tanto da alimentação do Nino e a escola iria fazer o contrário??? Ah não! Com certeza vai encontrar uma escola legal por aí também, dentro do seu orçamento!!! Bjooooo

      Excluir
  2. Sim, a escolar é algo particular da família e deve ser escolhida de forma que combine com a mesma!
    É difícil! Sabe o que eu mais queria atualmente: Respeito. Professores atuais faltam com respeito às crianças!
    Se quiser ler um texto meu: http://www.alinedexheimer.com/o-respeito-pelas-crian%c3%a7as-a-regra-de-ouro-para-%e2%80%9cvelhos%e2%80%9d.aspx
    Seja bem-vinda.
    Já trocamos muito de escola, sei que não há perfeição, mas deve haver o mínimo necessário, já que há falta de criatividade e paciência!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, respeito é mesmo fundamental mesmo, necessidade básica!!! Vou lá ler seu post. Ainda não consegui (essa nossa vida corrida!!!!)mas logo estarei lá pra saber o que pensa sobre esse assunto. Bjoooo

      Excluir
  3. Laiz, concordo com vc em tudo. Os pontos que vc citou serem importantes para você são os mesmos que achamos importantes. Achei uma escola nesta linha (apesar de não ter escapado de taxas extras, no entanto tem sido levantada a possibilidade de redução de eventos e custo com participação dos pais). Escrevi um post no blog da escola dando meu depoimento do pq não uma escola tradicional.
    http://crecheladybug.blogspot.com/2010/06/por-que-nao-uma-escola-tradicional.html
    No blog da escola vc poderá encontrar textos bem interessantes, principalmente da coordenadora pedagógica e da psicóloga da escola
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devagar quase parando ainda não consegui ver seu post Anamaria, mas logo estarei lá e quero saber sobre a escola que você esta gostando! Adoro esse assunto! Bjoooo

      Excluir
  4. Sensacional teu post Laiz. Leva a uma boa reflexão sobre a educação escolar, a importância de se saber um pouco sobre cada metodologia para ver se é condizente com os valores da família.
    Chamou minha atenção o primeiro item que você colocou que é o respeito ao ritmo de cada criança. Ainda não encontrei este item. As escolas trabalham num padrão da média. Os que estão abaixo ou acima desta linha sofrem. Meu filho Bernardo aos 9 anos de idade já passou por oito escolas. Literalmente mandado embora...
    Temos muito o que mudar em termos de escolas. Mas a reflexão, a busca e o diálogo com as próprias escolas já são um bom começo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana acho que a maioria das escolas colocam que respeitam o ritmo de cada criança, mas infelizmente o que vemos é bem diferente disso! Muita coisa ainda tem que mudar.... Bjoooo

      Excluir
  5. Oi Flor! Sabe que nos tópicos sobre como tu queria uma escola vi que a que a Ton está agora se encaixa. É uma delícia, ala é apaixonada! Mas antes desta escolinha coloquei a pequena em uma super fina da minha cidade, agradava os pais, mini-cidade, todos os brinquedos, televisão.. enchia os olhos mas ela não gostava. era fria, as crianças não podiam voltar para casa com o nariz sujo!! Esta que ela está agora é bem mais simples, porém é bem "família". Trabalhinhos simples, feitos por eles mesmos...
    beijoooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também optei por simplicidade, brincadeira e uma linha pedagógica que me agrade. Adoro ver eles sujos de tinta!!!! bjoooo

      Excluir
  6. Oi Laiz, eu to pensando em colocar o Otávio meio período na escolinha, ainda não fui a luta pra procurar algo que eu quero. sei que não vai ser fácil de achar...
    mas o que eu busco é:
    higiene, espaço, atividade ECO, música, liberdade de escolha, oficinas de arte, jogos, e com certeza pessoas agradáveis e que saibam respeitar a individualidade e o desenvolvimento dele e de cada um.

    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte na procura!!! Vai com calma , pesquise várias e com certeza vai encontrar uma com o que você deseja para o Otávio!!!! Bjo grandee

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Só de pensar, já estou ficando doida.


    Bjo oto Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Laiz,
    Adoro esse assunto! Sabe que também penso muito nisso tudo, ainda mais que fiz pedagogia, trabalhei no Brasil como professora e com formação de professores. De repente, chego aqui na Alemanha e me deparo com uma escola de Ed. Infantil totalmente diferente. Ser feliz 100%, ah isso não sou! Não estou contente o suficiente com a proposta da escola do meu filho maior, porém tive que aceitar, me adaptar e fechar os olhos para muitas coisas. Tentei mudar, mas tem muitos porém nesse meio. Então, o que faço é suprir o que considero necessário e de outras maneiras.
    Já a escola do menor, berçário do Thomas é realmente uma maravilha! Corresponde bem mais com minhas expectativas.
    Acho que está certíssima em pesquisar, ir atrás e escolher uma escola no qual os princípios estejam atrelados aos seus....
    Que bom que o Nino está curtindo! Ficamos bem mais tranqüilas e felizes. Não é mesmo?
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim Celi, estando tranquilas fica muito mais fácil! Eu adoro os seus posts sobre educação e estou sempre lá bisbilhotando tudo!!!! bjoooo

      Excluir
  9. Amei o seu post e acho que é isso mesmo! Cada família sabe o que é melhor para o seu filho. Basta ser atento as necessidades dele e da família. É preciso que a gente se sinta seguro!
    O Henrique ainda não está na escola e eu sou pedagoga. Também ando pesquisando e no meio do ano vou visitar muitas escolas para escolher a que eu e meu marido acharmos que será a melhor para ele!
    Adorei tudo o que escreveu, concordo muitissimo!!!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os pais estão seguros e o filho visivelmente feliz a escolha é a ideal!!!! Espero que encontre uma ótima para o Henrique! Sendo pedagoga vai poder avaliar bem a linha de ensino que deseja pra ele!!! Boa sorte na procura!! bjooooo

      Excluir
  10. Laiz, faço minhas as suas palavras: "Acho que a melhor escola que nossos filhos podem estar é a que nos sentimos seguras em deixá-los, a que combina com o que cada mãe (e pai) acredita, a que você consegue sentir que ele está feliz."

    Segurança para os pais e felicidade para os filhos é a base de tudo.

    O resto é consequência. =)

    Adorei!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Laiz, faço minhas as suas palavras: "Acho que a melhor escola que nossos filhos podem estar é a que nos sentimos seguras em deixá-los, a que combina com o que cada mãe (e pai) acredita, a que você consegue sentir que ele está feliz."

    Essa é a chave!

    E pra se sentir segura e saber se o filhote está feliz, é preciso se envolver de verdade no processo educacional. Assim você acaba vendo de verdade se todo o resto (pedagogia, evolução das crianças, respeito, carinho, etc) é bacana.

    Adorei o post!

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ver eles felizes é a melhor forma de medir tudo isso né isis? Bjooo

      Excluir
  12. Oi, concordo com você, mas no meu caso eu queria uma escola que valorizasse essas datas não por conta de ser uma data comercial, mas pela imaginação das crianças por conta dessas datas festivas. É claro que quem faz a diferença é a professora que percebo a diferença no comportamento do meu filho que é muito ativo e percebo também nos trabalhinhos que ele faz na escola. Eu visitei também várias escolas, mas optei pela mais perto por conta de ter de carregá-lo no colo para casa e pelo valor da mensalidade já que podemos colocar a mão onde agente alcança.

    Bjssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Dani! Temos que fazer o que esta ao nosso alcance. E certamente dentro das nossas possibilidades faremos o melhor!!! bjooo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Adorei seu post. Adorei mesmo. Acho que a educação é a única coisa que realmente posso deixar para minha filha, então me preocupo muito com isso. Estou começando a pesquisar aqui qual a melhor escola para Alice. Espero encontrar uma que se adeque a tudo que eu espero! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte na procura!!! é uma trabalheira, mas quando encontra a escola certa você fica muito mais segura pra deixar sua pequena! Bjooo

      Excluir
  14. Laiz, concordo com tudo o que vc escreveu. Nao tenho muito conhecimento em pedagogia e nao conheço bem nem metade dessas teorias . Tive que escolher pela recomendação de outros pais e ainda avaliar o local da escola : ou perto de casa ou do trabalho. Nao poderia me dar ao luxo de escolher uma fora de mão mesmo que excelente. Escolhi um ensino mais tradicional que nao segue um método especifico. Estou satisfeita porque percebo que eles respeitam o crescimento individual no ritmo de cada um. Gostei tb porque eles dividem o maternal 1 em duas fases por isso as crianças tem no máximo 6 meses de diferença uma da outra. Nessa fase de 1 ano e meio a 3 anos faz muita diferença . A escola é do lado da minha casa. Só falta mais arvore e grama. Mas nao podemos ter tudo. Precisei dar preferencia a essa questão de local. Adorei tudo o que vc escreveu . Mostra a excelente mãe que vc é , super atenta à educação do Nino. Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, seguir o ritmo da criança pra mim é um dos pontos mais importantes! Com certeza a escola do Henrique é ótimaaaa!! E você uma mãe incrível! bjooooo

      Excluir
  15. Amiga!! Qual a escola que você pos o Nino?? Eu quero colocar o Eduardo!! Beijao!!

    ResponderExcluir
  16. Oi querida! Menina, estou me divertindo com as mamães todas endoidecidas postando sobre as escolas...rs É claro que o tema é dos mais importantes - se não o mais - mas eu, do lado de cá, espectadora, só me divirto, imaginando todos os questionamentos que virão quando chegar a minha vez!!! Beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ficar que nem a gente Laurinha!!! Mas é uma delícia escolher a escola!!!!! (ainda mais quando encontramos!!!) bjooooo

      Excluir
  17. Sentindo um cheirinho de panqueca vindo daí...
    Passando para te deixar um abraço!

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita vida corrida Ana. MORRENDO DE SAUDADES DE VOCÊS!!!!!

      Excluir
  18. Estou procurando uma escola assim pra minha filha!
    Qual escola vc escolheu?
    Se puder me dizer, eu agradeço: camilamaria@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Respondi por mensagem pessoal. Pegou a resposta Camila? Bjão

    ResponderExcluir
  20. Olá, vc pode informar em qual escola o Nino está? Estou em busca de uma para meu filhote de 2 anos e 2 meses. Obrigada e bjs: jeaneczs@gmail.com

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.