terça-feira, 13 de março de 2012

Bananeira deu cacho - Receita bolo de banana integral

Final de semana do bolo de banana,aliás foi a semana toda. Estávamos com uma penca inteira de banana amadurecendo muito rápido. A solução foi fazer muitos bolos de banana. Como eu não gosto de dar chocolate e nem açúcar pro Nino, mas sei que ele tem o DNA doceiro da mamis aqui fiz uns bolos docinhos mas saudáveis, coloquei açúcar mascavo, farinha integral e fez um sucesso, o pai e o filho adoraram!!!!
Então resolvi trazer pra vocês, porque achei saudável e gostoso, bom pra fazer pros pequenos, mas lembrem eu não sou nenhuma mestra da culinária só metida mesmo a confeiteira (quem dera!!!!) do meu lar, vivo errando, queimando as coisas e obrigando os cobaias daqui de casa a comer e abrindo o forno antes do tempo.
Vou deixar três receitinhas diferentes uma de Muffin, a outra de bolo de microondas , não gosto muito de cozinhar no microondas, mas é que essa receita é muitooo prática, e a outra de forno bem esfarelada (e boa!).

Receita 1:
Muffin de banana com aveia e gengibre

Ingredientes:
100 gr de margarina light
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
2 ovos
2 unidade de clara de ovo
1 xícara de chá de farinha de trigo (eu coloquei farinha integral, mas acho que a textura ficará melhor se for a normal)
2 xícara de chá de aveia
1 colher de chá de gengibre 
3 de banana em rodelas (eu corto a rodela em duas)
1 envelope de fermento biológico em pó

1o. Bata as claras em neve com o Fouet (batedor manual)
2o. Bater o restante dos ingredientes e juntar as claras em neve
3o. Coloque a massa em formas de papel (de cupcakes/muffin)
4o- Coloque numa assadeira de cupcake e leve ao forno médio, pré aquecido até assar.

Receita 2:
Bolo de banana simples com farinha integral -de microondas (o da foto)

2 ovos 
2 colheres de sopa de margarina.
1 copo de iogurte natural  
1 xícara de chá de açúcar mascavo 
1/2 xícara de chá de leite 
1 xícara de chá de farinha integral
1 xícara de chá de farinha de trigo 
1 xícara de chá de aveia em flocos
1 colher de sopa de canela em pó 
4 bananas em rodelas (cortei metade das rodelas)
1 colher de sopa de fermento químico em pó.


1o. Misture a margarina,os ovos, o iogurte e o açúcar mascavo.
2o.Depois acrescente o leite, a farinha de trigo e a integral e a aveia, sempre mexendo bem a cada adição de ingrediente.
3o.Em seguida coloque a canela em pó, a banana em rodelas e o fermento.
4o.Unte uma forma de formato de anel e coloque a massa.
5o. Leve ao microondas na potência alta por 9 minutos
6o. Desenforme e polvilhe com canela.

Receita 3:
Torta de banana integral com aveia (esfarelada)
2 xícaras de farinha de trigo integral.(pode ser também 1 de shorot de trigo e outra de farinha de trigo,nesse caso é bom peneirar o shorot)
2 xícaras de acúcar mascavo
1 xicara de farinha de centeio
1 xícara e 1/2 de aveia em flocos grossos
1  xícara de óleo girassol
Várias bananas maduras, depende do tamanho.
Canela em pó e aveia para polvilhar.

1o.Misturar todos os ingredientes secos e ir colocando o óleo de canola aos poucos , sempre misturando.
2o. A massa fica uma farofinha meio molhada, mais farelenta
3o.Untar uma forma média com óleo de girassol
4o. Colocar uma camada de massa, banana, massa, banana e massa
5o. Polvilhar com canela e aveia em flocos
6o. Colocar pra assar em forno médio.


Pra quem quer dar uma esculhambadinha e colocar mais coisinhas gordas gostosas eu acho que nessa ultima  torta colocar doce de leite nas camadas ou gotas de chocolate vai ficar uma delícia!!

Espero que gostem!!!!!


17 comentários:

  1. Deve ser muito bom, lembrei da minha avó que fazia estes bolos de banana. Sabe que vou tentar pra Ton (ando tão sem criatividade na cozinha). beijoss pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Estou sumida né .... prometo que vou melhorar rsrsrs

    beijos em vc e no pequeno principe !

    ResponderExcluir
  3. HUMM adorei a receita 2, vou tentar fazer!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Aqui se eu fizer Pedrinho vai ter que comer bolo de banana em todas as refeições kkkk
    o Pai não suporta banana, e eu ate gosto e muito, mais o bolo de banana eu não consigo comer, vai entender kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. hmmm adorei a receita de micro-onda...
    será que não da pra assar no forno mesmo? se eu tentar volto pra contar!
    essa última torta com doce de leite e gostas de chocolate ficaria uma delícia mesmo!... mas n gosto da idéia da xícara inteirinha de óleo!...
    beijooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita de microondas foi feita especialmente pra lá, eu acho que não ficará boa no forno, mas sabe que me deu uma vontade de testar???? Você testou??? bjoooo

      Excluir
  6. Ai ai ai... agora complicou... vou ter que testar as três... rs
    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  7. Parece deliciosooooo.. hun!! Bjinhos Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  8. Parece mto bom, amo receitinhas *-*
    bjs flor

    ResponderExcluir
  9. Não me perguntes porque, mas nunca fiz bolo de banana.
    Ora depois da tua receita, creio que vai ser a minha 1ª vez.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Eita que essa minha amiga ta uma cozinheira de mão cheia viu? saudades daqui...Como vc esta Laiz?

    Bjo jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita saudades!!!! Tenho corrido tanto amiga!!! bjoooo

      Excluir
  11. Laizz, será que dá certo com maçã?? Estou com um monte de maçã aqui em casa e acho que elas vão estragar se não fizermos um doce ou algo assim... rsrs Vou tentar e depois te conto! hahah Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fez???? Deu certo Julia??? Quero saber!!!!! Bjoooooo

      Excluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.