terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Presença do pai durante a gravidez

Muito falamos dos nossos sentimentos, de como estamos, nossos enjôos, mal estar e nossos anseios. E o pai?


Agradecer sempre
Esse que parece que nasceu pra nos irritar durante a gestação é muito importante nessa fase. Claro que muitos deles parecem literalmente estar grávidos. E estão, não? Muitos tem ciúmes, e fazem coisas pra chamar atenção como se fossem um segundo, terceiro filho, experiência própria isso acontece. Por outro lado imagino que deva ser muito difícil ter uma monstra da bipolaridade ao lado, pois segundo o meu obstetra, eu não sou a única. Muito consolador!

Figuras fundamentais nessa fase, e nas outras que estarão por vir, precisamos muito deles. Mesmo que nem sempre eles possam estar.

Na gravidez do Nino eu me isolei nos primeiros meses , é quase incontrolável, nada premeditado, nada acertado, apenas aconteceu, nos meses seguintes voltei ao "normal" e conseguimos curtir bastante. 






Mas além de muito amor o que eles poderiam fazer nessa fase?

O Nino estava aqui
- Acompanhar nas consultas pré -natais quando possível. Dessa forma ir conhecendo cada vez mais o bebezinho que estará chegando - O Edu sempre esteve presente o que é muito legal, vendo os meninos crescer.
- Curtir a barriga, sentir, conversar, estar próximo - Por aqui o Edu cutuca, fala, canta e na do Nino até criou uma música.
- Ajudar no dia a dia. Começo uma gravidez cansada e termino pesada. Bom momento para ajudar  MAIS do que o habitual nas tarefas diárias. 
- Ajudar a massagear a parceira. Muitas possuem dores nas costas - Não tive na do Nino e espero que assim seja essa aqui.
- Estimule a mamis a dormir mais. Acredite, ela precisa.
- Participe da preparação da chegado do novo integrante da família. Pode ajudar pintando o quarto, escolhendo os móveis com a parceira, arrumando.
- Tenha paciência. É muito hormônio ao seu lado. Tente entender e esperar, por que vai passar! - Até essa parte Edu estava nota 10!
- Dê muito carinho, escute, esteja presente. Geralmente nós mulheres gostamos disso.

São coisas simples, que as vezes não pedimos, querendo que eles apenas adivinhem. E eles muitas vezes não são pró em adivinhações. Muitos não reconhecem suas parceiras, e mal sabem eles que muitas outras também ficam da mesma forma, se serve de consolo.

Eu confesso sentir uma certa invejinha daquelas grávidas que dizem estar plenas, super ativas e com a disposição à mil. Como eu queria!!!! Eu fiquei diferente, alterada, cansada e chata na primeira fase da gravidez do Nino e agora ainda me sinto um pouco assim. Por outro lado, não tive dores, incômodos e dormi a primeira gravidez toda, nunca tive problemas para dormir com aquele barrigão lá lá lá. Cada gravidez é única e independente dessa bipolaridade quase insuportável a gente descobre que quer mais um, por que nada mais mágico e maravilhoso que a chegada de mais amor na nossa vida.
 É muita felicidade.




6 comentários:

  1. Que lindoooo!!!

    É isso mesmo, Laiz, é isso!!!

    O Rô sempre esteve ao meu lado, coisa linda de se ver.... desde o primeiro dia da gravidez da Laura até hoje, ele participa em tudo, quer estar junto, quer brincar, quer tomar banho, quer fazer a comida dela, quer ... quer.... quer... A gente já brigou pq um queria ficar com ela em tal lugar e o outro queria fazer outra coisa! hahahaha

    Durante a gravidez eu fiquei INSUPORTÁVEL! Eu mesma não me aguentava, era horroroso. Posso dizer com mta franqueza que eu não gostei de estar grávida por isso. Nunca senti incômodo algum, nunca passei mal a ponto de não gostar de estar grávida, mas a instabilidade emocional me gerou mto desconforto, desde o início da gravidez da Laura. E eu morro de medo de uma segunda gestação, pq sei que o marido não aguentará outra vez e eu tbm não. Foi mto, mto, mto, mto difícil, eu chorava e ria como uma drogada, de minuto em minuto mudando o humor. Dia desses eu estava incrivelmente irritada e o marido ainda lembrou da época da gravidez... foi difícil e eu tenho medo - mas nada que me impeça de ficar grávida novamente, pq como vc mesma disse, nada melhor do que a chegada de mais amor na nossa vida....

    Espero que vc curta alguns bons momentos por aí, que o Nino seja sempre parceiro do irmão que está por vir e que vc e o Edu continuem sendo esse casal que emana amor pela internet...

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  2. Tua gravidez foi parecida com a minha, no primeiro trimestre fico mais centrada, na minha, enjoada, e depois consigo curtir.
    Quando o papai quer, ele sempre consegue participar ativamente.

    Bjão em vcs!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo! Realmente o Nino e esse ser que está dentro de você, além do maridão, é claro, dão toda a força que você precisa para animar-se a cada dia. Será maravilhoso vc e seus três homens. Vai ver!!! :)
    Quanto a parceria entre vocês é o melhor que pode ter durante a gestação. Nos sentimos mais frágeis, irritadas, cansadas, com uma alteração gritante de humor e sentimentos. Eles sabem que é uma fase e jamais passaram por isso. Portanto, nada melhor do que compartilharmos nossos sentimentos, pensamentos e desejos.
    Também tive o apoio do marido para as consultas, para as escolhas e tudo mais. Foi tão bom!!! Acho que é o melhor de um casal, uma parceria e cumplicidade em todos os momentos.
    Aproveitem essa fase, pois daqui a pouco estarão com o "menino" nos braços (por sinal, já pensaram no nome?) A amiga curiosa...rs rs rs
    Beijos querida!
    Ahhh vi uma foto sua no facebook, você está linda grávida!!!!


    ResponderExcluir
  4. Lindo amiga!
    Nem todas as mulheres encontram um parceiro nesse período de gravidez, temos,muita sorte de nossos maridinhos, tbm serem super pais!!!!

    Gravidez e' um troço complicado, porém muito, muito lindo mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ai que delicia viu, essa participação do papai, aqui não foi assim, geral ele se se deu conta de que ia ter um filho no dia que o Pedro nasceu kkk
    bjs pra vcs

    ResponderExcluir
  6. Ohh meu bem,! Te desejo uma gravidez bem linda e cheia de lembranças gostosas para ti e para toda a tua família...
    beijoooosss mil!!

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.