terça-feira, 26 de abril de 2011

Como lavar roupinhas de bebê?

Lava roupa todo dia que alegriaaaaaaaaaa! Essa não é minha música diária!!!...estou com uma tremenda preguiça de lavar roupas.... mas acontece que faz uns 2 meses que o Nino tem acordado molhado...fralda, roupa de baixo, de cima e lençóis... eu logo lavo...mas com o frio as roupas de cama não secam...e sem contar que imagino que não seja nada bom o tempo que ele fica molhado e nós ainda não tomamos consciência...o que fazer?
( ) acordar ele (e nós) no meio da madrugada, trocar as fraldas e correr o risco dele não voltar a dormir?
( ) Comprar mais 5 lençóis para o berço (já que em dias de frio em Curitiba simplesmente não seca nada).
( )Comprar uma secadora de roupas!! EEEEEEEEEEE Essa é minha preferida! Mas preciso da concordância do senhor Edu (quem sabe com esse post ele se sensibiliza!)
( ) Não dar tanto leite pro Nino antes de dormir? (não não...essa hipótese é apenas para ajudar no processo de sensibilização para a compra da secadora!)
( ) colocar um sensor acordador de pais na hora que isso acontece (como esse não existe, fico com a opção secadora!)
Mas falando sério se alguém tiver alguma dica melhor me ajuda!!! Será que se eu colocar uma fralda de pano sobre a outra pode ajudar? Ou vai ficar super úmido e piorar tudo????

Mas em compensação, meu lado Pollyana moça(moça????? kkk), estou craque nas roupinhas! Uma amiga esses dias, que está gravidíssima (quase nascendo) me perguntou como deveria lavar roupas para sua pequena então deixo aqui como eu tenho feito para o Nino:
  •  Lavo todas as roupas novas (eu ainda faço isso... o Du reclama sempre...acha que já não precisa mais...mas eu gosto de deixar limpinha antes do pequeno usar!)
Na mão:
1- Se for lavar na mão pode lavar com sabão de côco. Não precisa esfregar muito, pois elas são delicadas.
2- Mas se for após uma bomba amarela cheia de gurgumelos é melhor esfregar até sair (ou a roupa vai ficar manchada).
3- Eu costumava, quando quase todos os cocôs vinham pra fora (independente da fralda usada os primeiros meses era uma lambança...sujava tudo mesmo...pros lados, pra cima, as vezes até o pescoço), esfregar tudo meio que na hora (quando dava...considerando que algumas vezes eu precisava ir dar banho no pequeno eu deixava na agua por um tempo pra dar uma soltada).
5- Separei um balde para roupinhas claras e outro para roupinhas escuras. Após esfregar e tirar a mancha coloco no respectivo balde.
6- A noite (ou na hora em que o bebê tira uma cochilada) lavo melhor (ja sem gurgumelos* e manchas) tudo o que acumulou no dia e coloco no varal para secar.
7- Não uso amaciante nem nada com cheirinho (no primeiro mês é bom não usar), eu tive muitas alergias quando bebê e o Nino tem grande chance de desenvolver ,então uso somente sabão de côco ainda hoje. O cheirinho gostoso é dele mesmo!!! tem cheiro melhor que o de bebê? (sem cocô!)
7- Lembrando que os pregadores podem marcar as roupinhas (como quero deixá-las para o próximo filho e depois para algum outro bebê) cuido para não esticar ou deformar...

Na máquina:
1- Na máquina compro sabão de côco em pó.
Itens 2-3 e 4  de lavar à mão iguais na máquina (a menos que não tenha sujeira nenhuma não coloco no balde de molho)
5- Deixo de molho no balde até acumular um pouquinho,nunca coloco na máquina poucas roupinhas, para economizar luz, água (meu bolso e o planeta agradecem!)!!!
6- Sempre lavo uma maquinada com roupas claras e outra com escuras (para não manchar as roupinhas!)
7- Coloco todas as roupinhas mais delicadas em saquinhos próprio para máquinas (vende em supermercado e lojas dessas tipo 1,99), as toalhas, lençois, cobertores deixo solto mesmo.
8- (de novo!)Não uso amaciante nem nada com cheirinho (no primeiro mês é bom não usar), eu tive muitas alergias quando bebê e o Nino tem grande chance de desenvolver ,então uso somente sabão de côco ainda hoje. O cheirinho gostoso é dele mesmo!!! tem cheiro melhor que o de bebê? (sem cocô!)
9- Deixo centrifugar ,mas com o inverno de Curitiba demora muito pra secar depois! (Campanha quero uma SECADORA!)
10 -(de novo!) Lembrando que os pregadores podem marcar as roupinhas (como quero deixá-las para o próximo filho e depois para algum outro bebê) cuido para não esticar ou deformar...
11- Agora é só passar!!!

* Sei lá se existem gurgumelos, mas é assim que eu chamo os trocinhos que vinham no cocô do Antônio!

Beijocas para todos!!!
Especialmente pra minha amiga Tati que agora casou! (PARABÉNSSSSSSSSS!! Eu fui madrinha!!!!)e vai lavar bastante roupa (E se prepare para lavar ainda mais quando encomendarem um bebê!!!! rsrs) e pra Ericketes (também fui madrinha de casamento eeeee!) que esta com a sua pequena quase quase chegando!!!

5 comentários:

  1. Olá...

    Nossa... é lavar roupa é uma beleza mesmo... srrsrsr
    Eu tb sofri com isso.... até os 6 meses lavei tudo na mão...

    Quanto a vazar a fralda... é difícil mesmo... é uma fase... eu sempre troquei ele, mas não trocava o lençol com medo dele acordar... às vezes colocava uma fronha seca embaixo dele (só para não ficar em contato direto com o xixi) e depois eu trocava. Eu tenho 4 jogos de lençol e 2 avulsos... e usei muito... pq toda hora suja.

    Quanto as roupas que vazam cocô... eu usava vanish para ajudar a limpar... e sai mesmo...

    Bjs, Pri

    http://maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Laiz, amei o seu blog! Já tinha lido o primeiro post, mas agora li tudinho. Você escreve muito bem e o que é mais importante, com o coração! Estou com muitas saudades, até mesmo do pequeno Antônio, que ainda não conheço, mas já adoro. Tudo de maravilhoso pra esta família linda sempre!!! Bjs c/ amor Denise

    ResponderExcluir
  3. Oi Laaaaaaa,

    Muito legal seu blog, adorei, não conhecia ainda, vc escreve muito bem mesmo, e anda muito dedicada hem.....
    E Realmente, meu cesto de roupas sujas aumentou bastante rsrs, ja estou aprendendo para quando encomendarmos o baby, rsrs

    Bjoooos

    Tati

    ResponderExcluir
  4. Meninass obrigada pelos comentários!!!!!! E Pri valeu pelas dicas!!!!!!!!!!! é muito bom trocar informações...afinal cada mãe tem um jeitinho diferente de fazer que no final acaba ajudando as outras!! bjuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  5. O sensor ja existe mas ainda não é comercializado (motivo a mais para a secadora) olha só: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/dispositivo-colocado-em-fralda-tuita-para-os-pais-quando-bebe-faz-xixi.html kkkkkk...
    Obs.: Meu nome é Daniela, ainda não tenho blog, qndo li seu post lembrei de ter visto isso e quis compartilhar com vc! Bjos.

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.