segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Blogagem Coletiva - Ética na Blogosfera

Atrasada sei... mais ainda em tempo.
Esses dias alguém fez um comentário perturbado no blog de outra blogueira, eis que isso não aconteceu só no blog dela, mas em vários outros dentro da nossa querida e as vezes traiçoeira blogosfera.
http://criancasnabagagem.blogspot.com/
Mari- Mamãe Polvo convocou as mamis blogueiras para falar sobre ética na Blogosfera e eu estou aqui apoiando o que deveria nem mesmo estar em texto. Ser ético é tão difícil?  Precisamos e queremos mais respeito.
Penso no que leva alguém a pegar um pedacinho do seu dia pra "atacar" outro, alguém nesse mundo ainda não tem o que fazer??? lavar, passar, correr, cuidar de filhos, estudar, ler um livro, escutar uma música, escovar os dentes, sentar e ver o céu, lavar as louças, são inúmeras as possibilidades, então porque perder seu precioso tempo detonando um outro alguém? Prazer? Inveja? Dor de cotovelo? ou falta do que fazer? (duvido).  Aí essa pessoa posta, detona, fala, irrita e NÃO ASSINA. Porque? Vergonha? Medo? Despeito? ou porque sabe o tamanho do ridículo em uma atitude tão covarde como essa.
Pessoas que não assumem suas palavras, suas crenças, suas idéias. Não sustentam suas críticas. Me entristece um comentário maldoso sem assinatura, é como um telefonema mudo, atropelamento digital que o motorista simplesmente ataca e foge deixando as consequências e voltando para o seu mundo sem saber o que causou suas atitudes.
Pois palavras machucam (as vezes mais que tapas), talvez pra quem escreva besteiras com o único intuito de ofender não signifique nada além de um passatempo bobo (talvez signifique uma inveja lhe corroendo). Não estou falando em discordância  jamé.... nãoooo... todo mundo pode e deve mesmo falar quando discorda. Eu não falo que não gosto de dar doce pro Nino pra todo mundo apoiar e fazer igual, não falo que acho o ideal amamentar até aos 6 meses exclusivamente como a única verdade, não falo que fiz cesariana porque acho o máximo... falo porque é a minha experiência é a minha vivência. SOU EU. Então acho ótimo escutar as mães de parto normal ( e eu ainda vou ter um lindo, e se não tiver tudo bem!) , quem quiser dar doces pro seu bebê que dê, e a amamentação exclusiva até os 6 meses ou até os 2 anos é decisão da mãe e do bebê. Quero ler e escutar discordâncias, quero conversar, quero aprender, quero desabafar quero interagir. Estou aqui pra tudo isso.
Então quero respeito, comigo, com as amigas, com as futuras amigas e com o mundo. Respeito, ética, caráter são extremamente necessários em um mundo como o nosso, dentro e fora da blogosfera. Em um mundo onde os valores estão invertidos esperar que as coisas mudem é pedir muito?Não!!!? Se acreditássemos nisso, não faríamos posts como esse. Porque falar de novela, reality show e baixarias dá muito mais ibope, infelizmente.
Que todo mundo comente mesmo, discorde de forma saudável, dê risadas, escreva, fale o que pensa com respeito, leia (sempre leia para comentar please!!!), não copie (o que a gente tem de bom dentro da gente vale mais que 1000 cópias!), se gostou de algum texto e quer utilizar avisa o dono dele (não copie de novo!!!). E só para ser repetitiva mesmo não copie as fotos também, já roubaram fotos minhas e é muito absurdo invejoso burro surreal ver você lá com o nome e perfil de outra pessoa.
Após uma viagem, um dia inteirinho de trabalho, os cuidados com o Nino, casa, clientes, marido, eu vim correndo pra tentar participar ainda no dia 03 de outubro dessa postagem coletiva, porque acredito sim que juntos ficamos mais fortes. Se eu, você e ele começarmos, vamos sim ajudar um pouco do ilimitado, mágico e as vezes cruel mundo virtual. Onde tudo pode e tudo não pode.


18 comentários:

  1. " Pessoas que não assumem suas palavras, suas crenças, suas idéias. Não sustentam suas críticas. "
    Adorei a frase , rs ;) To seguindo, segue de volta ? Beijos e Bom Dia !

    ResponderExcluir
  2. Oi Laiz,
    Apoiada em tudo!
    Obrigada pela visita lá no meu blog e desculpe a demora em responder! Queremos matinês! Vamos criar um movimento!rs...
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Laiz... As pessoas acham que a internet é terra de ninguém, pois não tem cara, mas é terra de gente covarde que não assume o que faz, né....
    Ainda bem que a massa esmagadora é de gente bonita de verdade, que assume o que faz e gosta de debater.. Afinal de contas que graça teria termos as mesmas idéias, nem precisariamos escrever, pois todos saberiam o que se passa na nossa cabeça...
    Senti sua falta...

    Beijinhos em você e no Nino....
    Carol

    ResponderExcluir
  4. falou tudo Laiz!
    nada pior para uma mãe do que não ter direito de resposta!
    bjão!

    ResponderExcluir
  5. Já vi comentários ofensivos em outros blogs. Realmete a pessoa que faz esses tipos de comentários não tem o que fazer... Sem assinar é covardia.
    Eu tenho minha lista de blogs, gosto de ler, me divirto e comento correndo, muitas vezes usando só uma mão(tipo agora rs. Discordo as vezes sim, não somos iguais cada um cuida do seu filho da maneira que acha melhor. Ofender o outro por isso? Porque?
    Respeito é o que falta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amiga fiquei estes dias fora e não sabia da blogagem coletiva (muito boa esta iniciativa), eu mesma fico por horas e horas pensando nisso ... o que leva uma pessoa a entrar nestes continhos que só falam de filhos e de rotinas e de tentativas e acertos para palpitar e palpitar errado .... como assim ...

    as vezes pulando de blog em blog (e é assim que conheço uma porção de mamães maravilhosas) que conheci algumas mamães LOUCAS mas não por darem doces ou cesarea ou algo do tipo .... era algo feio, muito feio !!! eu simplesmente não segui, não voltei e orei pelos filhos que algum dia serão adultos e não tem culpa da criação que estão recebendo .... enfim .... assim como respeitei aquela mamãe e as que comentavam feliz no cantinho "polemico" dela, eu acho que é dever de TODAS as pessoas fazerem ou caso contrario acontecem as privatizações e isso não é legal ....

    amiga eu dou doce para a piquena (não entupo, mas dou) amamentei muito pouco simplesmente pq não tinha leite, lutei pelo parto normal, paguei por ele, dou papinha nestle aos finais de semana MASSSS sei que sou querida por vocês assim como vocês são por mim .... TRISTE SABER QUE TEM GENTE QUE NÃO RESPEITA ISSO NÉ !!!

    ResponderExcluir
  7. Si...ser diferente é normal e ótimo (imagina se todo mundo fosse igual... seria muito chato!)...ninguém tem mesmo que fazer igual... viva as diferenças! E temos mesmo que escrever e trocar. E com certeza é uma querida, querida por mim e por várias outras amigas! Bjãoooo

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que vc disse...
    Mas sinceramente essas pessoas tem que ser ignoradas, afinal elas querem ibope...
    Uma pena ter pessoas desse nivel ne...
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oiii Liz!!Que bom que tb aderiu a essa campanha..um dia a gente consegue sim que a internet seja um local apenas para a troca de informações e respeito a opinião dos outros,se Deus quiser,rss..
    Obrigada pela visita ao nosso blog.Acho que além de defender a causa,logico,uma das coisas legais de uma blogagem coletiva é poder conhecer outros blogs que ainda não tinhamos visitados..
    Adorei teu espaço,de verdade! ;-)
    Beijos e boa semana!!!

    p.s: tava aqui lendo teu blog todo..jissssusss que coisa mais fofa são essas calça saruel tailandesas???quero djá!!rssss

    ResponderExcluir
  10. É Lais.. as pessoas não respeitam mesmo!! Ainda mais qd aparecem como anonimos, falam o q querem e ainda não tem a coragem de se indentificar!! É muito feio isso!! Bjinhos Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Que legal que voce curtiu a postagem lá no meu Blog! Adorei!
    Acho que os livrinhos vão demorar dessa vez, com essa greve dos correios, né?
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Laiz, vc disse tudo!!! Texto perfeito! O que mais tenho para acrescentar?? Só uma certa tristeza por perceber que algumas coisas mudaram, sim... pra pior... independente da blogosfera, que nada mais é que uma extensão dos nossos atos e palavras, tenho tido dificuldades para lidar com algumas situações que tenho visto... e olha que eu tenho alguns anos de janela!!
    Vejo homens xingando mulheres no trânsito, aqui em São Paulo isso se tornou rotina... parecem uns brutamontes, uns ogros como diz minha filha... outro dia um senhor, bem senhor mesmo, me xingou porque parei o carro num estacionamento ao lado do carro dele; quando ele foi sair do carro, ficou um pouco desajeitado, mas deu para sair numa boa... e, me XINGAR por isso??!! Eu não revido, tamanho acho a ignorância, não farei como ele...

    Infelizmente, está assim e eu, boba e educada que sou, fico indignada e até magoada...mas, não deixo de ser como sou, de dar passagem, ser gentil com o pedestre, cumprimentar a moça da padaria... a cada sorriso que recebo, confirmo que ainda tem gente boa por aí!!

    Bjs e desculpe a novela...

    Sil

    ResponderExcluir
  13. Oi Laiz,

    Ótima reflexão! Engraçado que essas coisas deveriam ser cotidianas, normais. Pra mim é primordial respeitar o próximo, porém algumas pessoas esquecem dos valores básicos da vida em sociedade.

    Beijos, Ananda.

    ResponderExcluir
  14. Amiga,
    super atrasada,mas nem tinha visto essa atualização ...
    adorei o texto e concordo em tudo!
    blogueiras unidas por uma blogosfera mais ética!
    beijos em vcs
    Angi

    ResponderExcluir
  15. Amiga, ainda não tinha visto seu texto, mas adorei!!! tambem estou mega atrasada, mas amanha eu faço o meu!!! rsrsrs
    É impressionante como algumas pessoas perdem tempo copiando e querendo ser o que não são né?!

    Bjus...

    ResponderExcluir
  16. Laiz, simplesmente adorei seu post! Falou tudo!

    Acho que o importante é saber que existe gente maldosa em todos os lugares. E aqui no mundo virtual o melhor que temos a fazer é nos unirmos com gente do bem para ir contra esse "povinho" sem educação!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Nossa, incrível como tem gente ruim e sem nada para fazer... Nao aconteceu comigo, mas fico arrasada qndo ouço essas historias . Comentário maldoso e ainda anônimo é o fim! Qndo discordo de alguma opinião sempre coloco porque acho que aprendemo muito com a diversidade de pensamentos. E qndo alguém chega para convidar para conhecer o proprio blog e nem comenta nada sobre o que vc escreveu é o fim ! Às vezes é um texto bem legal que escrevemos com carinho e a pessoa nem leu... Sobre suas fotos, que péssimo ! Ainda bem que vc descobriu! Que cara de pau hein! Beijos

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.