quarta-feira, 4 de abril de 2012

O penico

Mudando de penico pra penico, tivemos um quase desfralde , pelo menos na minha mente fértil de quem quer parar de gastar dinheiro com fraldas. Achei que teria o post: sem fraldas aos 20 meses!!!! Mas foi alarme falso.
Aproveitando que todo mundo pensou que o Nino tinha pedido penico no post anterior e se decepcionou ao saber que quem estava pedindo penico era eu, agora digo: Ele também pediu penico!! No sentido literal penico mesmo, de fazer xixi, cocô (pelo menos deveria ser).
Percebendo que há uns dois ou três meses o Nino estava me avisando que havia feito cocô e queria tirar a fralda, liguei o pisca alerta, iupiiii logo lavarei penicos e não trocarei mais fraldas. Coisa de mãe ansiosa.
O fato é que fomos em uma loja de objetos infantis e o Nino mirou o peniquinho correu pra ele, abraçou e gritou:
-Piiicoo
 E logo soltou:
-Xixi
E quem iria separá-lo do penico???? Ele não largou mais.
Isso foi há um mês atrás e achei que seria o fim das fraldas melecadas, diz meu pai que eu tirei a fralda antes dois anos (seria um desfralde genético?), mas após a aquisição do penico cantante ele passou a ter várias funções, é um ótimo banquinho, guarda brinquedos, é simulador de penico, serve pra tocar aquela musiquinha chatinha e armazenar bolachinhas. Nino esta aproveitando muito bem seu penico novo! Mas de todas as coisas o penico só não serve pra fazer as necessidades diárias do meu filho.

Depois descobri que na escola a professora conta a história de um "troninho", o que explica o rápido reconhecimento do penico, mas conforme eu já previa ele ainda não tem maturidade para a fase do desfralde. Brincadeiras a parte, um longo: Ufaaaa. Meu filho está crescendo rápido demais e um desfralde agora seria jogar na minha cara de forma muito brusca essa realidade.
Não tenho pressa nenhuma que o desfralde acontece, que aconteça na sua hora!
Pesquisei um pouco sobre o assunto e li que antigamente muitos médicos indicavam o desfralde antes dos 2 anos, mas hoje já se sabe que a criança muitas vezes não está preparada nessa fase. O legal é esperar os indícios que a criança mesmo nos mostra e ir tirando aos poucos, sem traumas, brigas ou forçando a barra. Tem muito tempo pro Nino curtir suas fraldinhas ainda, guardar brinquedos no penico (que ele sabe bem que é lugar de fazer xixi) e me deixar curtindo um pouco o meu "bebezico"de fraldinhas.


11 comentários:

  1. É flor, minha mãe é pediatra e sempre disse que nós tirassemos a fralda da Ton no tempo dela.. e foi um pouco depois dos 2 anos. Mas dá um alívio.. bahhh (Alívio no bolso dos pais e pro pequeno que não fica mais abafado). Ver que os pequenos estão crescendo é super gostoso por um lado, por outro da aquele medinho de deixar de ter um bebê, deles passarem a ter escolhas. O risco é depois disso querer outro filho! ahhauhauhauah
    beijoooss e saudade dos teus posts.
    http://www.antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aaai, a gente é ansiosa mesmo né?
    tudo no tempo deles, isso é a verdade!"
    adoro seus posts.
    bjao
    ja seguindo

    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oie
    eu tbm pensei que era o Nino pedindo penico no post passado! hehehehe

    tudo ao seu tempo né Laís, nossos bebês não crescem, ele vooooooooam pra longe da gente. é melhor tudo a seu tempo e bem de bagarinho!
    hehehe

    beijão

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahahaha
    Adorei as utilidades do pinico que o Nino faz rsrs.....
    Mas é como vc disse, eles dão o sinal de que é a hora, fique tranquila...
    Agora que nos mães queremos parar de gastar com fraldas, o se não rs...
    Tão cada dia mais caras...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O Nino que não é bobo de fazer xixi no pinico e estragar todas as outras utilidades tão mais legais do objeto. Hehehe Eu também não tenho pressa pra desfraldar não, quero esperar ela realmente mostrar interesse no assunto. Hehe
    Beijos saudosos!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh como nós somos anciosos né?? Eu fui super tranquila aqui, mas o Enry tem verdadeiro panico da privada (só faz xixi), tô esperando daqui pros quinze anos amiga!! hahahahaha

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Laiz,
    Sabe que vi o título desses dois últimos posts ontem a noite e pensei: Nossa a Laiz voltou a dar notícias. Que maravilha! Logo pensei que hoje passaria por aqui, no entanto com a correria por conta dos meninos havia esquecido. E agora acabei de ler seus comentários no meu blog. Oba! Uma forma que fez de me lembrar de vir aqui também.
    Penico ainda é cedo, né?! Mas achei bacana essa aproximação do seu pequeno e você deixá-lo a vontade para fazer uso ou não. Acho que é uma aproximação sucessiva e logo, logo dará indícios de que vai querer usá-lo realmente. Mas o melhor que temos é curtir mesmo essa fase que estão.... pois depois.... Daqui a pouco meu Felipe fará 5 anos e parece que foi ontem que desfraldei ele.... Então, curta MUITO! Beijos, beijos e estava com saudades, viu!?

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa o Bruno vai fazer dois anos em maio e ainda usa fraldinha... Eu nao sei quando irei tirar as fraudas, nem sei como administrar o desfraude, vou deixar ele decidir neh? Acho que eh o mais certo a fazer.

    Beijos no pequeno nino:)

    ResponderExcluir
  9. Kkkk!!! Ah não, Laiz, bolachinhas no penico??? Tô morrendo de rir aqui!!! Beijooooo

    ResponderExcluir
  10. Eu fico ansiosíssima para tirar a fralda da Lara (com 19 meses) por aqui, mas eu vejo que ela ainda não está 100% preparada!

    Quem sabe daqui uns meses...

    ResponderExcluir
  11. Laiz, eu nao tive pressa nenhuma. Se vc tirar no primeiro indicio demora demais. Eu esperei bastante. Só tirei com 2 e meio e foi muito rápido. No quarto dia ele já pedia para fazer. Olha, uma dica é aquele assento adaptado que encaixa na privada. Deu mais certo do que o penico. Além disso o penico tem que ficar lavando toda hora e o assento nao. O nosso penico musical só serviu como brinquedo mesmo. Beijao

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.