segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Primeiras frutas e o BLW

O Theo estava literalmente pulando na minha comida todo dia. Um belo dia decidir deixá-lo pegar, cheiras e lamber. Foi uns dias antes da introdução efetiva, ele pareceu amar.
Chegaram os 6 meses. Meses de amamentação exclusiva estão dando lugar a uma nova fase, onde teremos uma alimentação que irá complementar a amamentação, lembrando que, no primeiro ano pretendo deixar com que o leite ainda seja o principal alimento do Theo.

Mas chegou a hora da introdução.

Mãe de segunda viagem, mas devoradora de informação, resolvi pesquisar novamente sobre a introdução alimentar e caí no BLW (Baby - Led Weaning) uma forma de  introdução alimentar onde o bebê possui mais autonomia, o que me pareceu mais orgânico e natural e sem querer, já estava fazendo.

Mas afinal o que é o BLW?

Seria a introdução alimentar feita como complemento do leite, sem sopas e papinhas, com o alimento inteiro, mais texturas e  fibras, o bebê manuseia seu alimento, o alimento não é amassado e apresentado em formato de papas, não é colocado colher na boquinha dele. Para que seja feita a introdução dessa forma é importante deixar o bebê sentado, não ficar tentando convencer ele a comer ou distraí-lo durante a comida e deixa-lo participar da refeição com a família.

No início fiquei com medo dele engasgar, e sabe que, parece que se ele está "no comando"a coisa flui melhor, com a autonomia dada, ele fica mais "esperto". Tenho deixado o Theo comer e ele mesmo cospe pedaços maiores.

Claro que tudo isso é uma novidade pra mim e irei sentir se será legal mesmo para o Theo. Depende muito dele. Por exemplo, com a alimentação do Nino, mudei a forma de oferecer várias vezes, comecei com papas mais firmes na época, e ele não comia, então em alguma fase passei a bater no processador, mesmo o pediatra dizendo que não era legal, mas foi a solução pra ele em um determinado momento, depois elas voltaram a ficar firmes até ficarem inteiras. Me encantei com algumas coisas do BLW outras não sei se vão rolar por aqui, tem frutas como a maçã por exemplo que ele não consegue morder, aí ajudo, vejo o que cabe aqui na nossa família e no nosso dia à dia tão corrido e vou adaptando pra nossa rotina.
 Vou sentindo. Não sei se na prática quando chegar as papas salgadas irei conseguir fazer, horário do almoço, correria geral, Nino vai pra escola e eu pro estúdio, será que rola? Vamos ver. Conto pra vocês!!!!

Por enquanto, comecei com frutinhas.

Com calma, sem pressão, sem a obrigação dele comer logo, no tempo dele.
O Theo tem comido pouquinho mas sempre aceitando bem.
Tenho dado frutas apenas, até o momento (faz 15 dias mais ou menos), não tenho dado suco (dei uma vez) pois pesquisei que eles quebram as fibras e eu que já achava sempre melhor dar a fruta toda, só reafirmei.

Das frutas preferidas foram melão e mamão.Não curtiu muito: Laranja lima. Já experimentou várias, até lichia já comeu.

Ele gosta de pegar a fruta e comer inteira, detesta esperar a colher o que naturalmente me fez ir pra linha do BLW.

E os copos?

Copinho para água foi um problema, como foi com o Nino, ainda não se adaptou a nenhum, os de bico, não quer saber, e também cheguei a conclusão que os bicos que precisam de uma sucção muito forte e mamadeiras podem atrapalhar a amamentação, então desisti de oferecer, de qualquer forma o mais aceitável por ele até o momento já estavam sendo os normais ou aqueles pequenos de pinga. Testei vários que eram do Nino, comprei um normal com tampa, que não vaza, mesmo assim o Theo curtiu mais mesmo ficar no mesmo copo que eu.

E assim começa uma nova fase, fase que acho deliciosa (trabalhosa sim, mas muito gostosa), de descobertas de sabores, texturas, formatos e cores.  E por fim me sinto vitoriosa, é com muito orgulho que depois de muito choro, empenho e insistência consegui chegar aqui só com o leite materno. E sei que é o melhor pra ele e espero que a gente continue assim, ainda muito peito pela frente!!!










6 comentários:

  1. Muito parecida com a introdução aqui da Princesa... Eu também o BLW... Princesa, agora com 10 meses, é uma draguinha!!!
    Muito legal!
    Beijo!!!
    Contei aqui como foi a nossa IA
    http://reflexoesdemamae.blogspot.com.br/2013/10/o-milagrinho-da-introducao-alimentar.html

    ResponderExcluir
  2. Lais, que saudades!!! Já 6 meses? Como o tempo passa rápido!!! Aqui em casa, quando o Henrique ainda era um bebê precisou ser introduzido ao leite artificial cedo... Passei por alguns problemas pessoais que mexeram com o meu emocional e me leite secou completamente quando ele ainda tinha 4 meses. Até tentei tomar medicamntos (com acompanhamento médico) para tentar produzir leite novamente e nada!!! Ainda bem que você conseguiu... Beijos a vocês!!! Lívia.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como o tempo passa....... ele já está com seis meses!!!!
    o_O

    Mas ó, você foi a primeira pessoa que me fez ver esse BLW de uma maneira menos negativa.... mais positiva, enfim.

    Veremos como será a sua experiência e se conseguirei adaptar alguma coisa por aqui tbm. Quem sabe?

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber sobre o BLW!
    E como o tempo passa, esses dias o príncipe nasceu! kkk

    ResponderExcluir
  5. Laiz não conheci essa BLW, mas interessante, conta para gente como vai ser com as comidas salgadas.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu também nunca tinha ouvido falar de BLW, principalmente há 8 anos, com a Júlia bebê e de alguma forma, com ela, (segundo filho) aconteceu exatamente assim: ela mesma começou a pegar alimentos do nosso prato, do prato do irmão e adorou. Desencanei total e permiti. Foi tudo muito mais fácil do que com as papinhas do Bernardo...
    Ele está lindo! Beijocas para o Nino também!

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.