É muito bom amamentar, tanto para o bebê, como para a mãe. A amamentação é o alimento do seu bebê e mais um vínculo lindo entre mãe e filho. Adoro ver o jeitinho que ele faz quando quer amamentar. Quando era bemmmmm bebezinho, ele fazia um biquinho procurando o peito, muito fofo.
Confesso também que no início é um pouco difícil, você se acostumar com aquela situação um tanto "leitosa" rs, um pouco de dor ao amamentar (algumas mães sentem dores terríveis e muitas infelizmente deixam a amamentação nessa fase), mas que passa uns dias depois. Eu não passei bucha no peito antes, uma especialista havia me falado que não adiantaria nada e ainda ficaria mais dolorido (não sei se é verdade, mas como não estava afim de ficar ralando o peito antes..acatei rsrs) .Eu fiz massagem, usei lanolina para não machucar e tinha também uma pomada própria para a amamentação,mas como essa não poderia ser ingerida pelo bebê optei por usar poucas vezes, pois tinha preguiça de lavar o peito até sair a pomada sempre que ia amamentar (além do gelo...em fazer isso no meio da madrugada no inverno de Curitiba.... nãaaaaaoooo!). Tive pouquíssimas dores, foi algo bem suportável e que passou muito rápido!
Ter que lembrar da roupa própria para poder amamentar também era meio chatinho, a concha (eu não usava o protetor absorvente), o sutiã especial, um peito maior (quando enchia) e o outro menor ... kkkkk
Mas tudo isso era nada, quando eu escutava o Glup glup glup do Nino mamando. A gente se sente poderosa em saber que nós estamos dando ao nosso neném o que ele precisa, e não é somente pelo leite, é o aconchego, o olhar (o que outras mães que não puderam amamentar podem fazer também). É um ser tão pequeno em rápido crescimento e evolução que nos olha tão profundamente e sem nenhum palavra consegue ja nos dizer tantas coisas.
O Antônio passou a mamar somente durante o dia desde bem cedo.A noite queria dormir!!!! Era um bichinho preguiça!!!! Durante o dia após o primeiro mês fui amamentando de 3 em 3 horas ( do início da primeira mamada para o início da próxima, na verdade eram 2 horas e meia) como ele não era chorão e nem super guloso deu certo, eu era a favor da livre demanda, mas foi ótimo organizar os horários (e assim eu me organizava também com as minhas coisas) e eu podia perceber melhor quando ele estava com fome. Para o Nino deu super certo, mas a amamentação é algo que somente a mãe vai sentir como será o melhor para o SEU bebê. Não acredito em fórmulas e nem manual, alguns livros dão dicas, mas se você comprar 4 livros serão 4 dicas diferentes (algumas até mesmo contrárias!!!!).
Mas um dia você se dá conta (o pediatra te ajuda a perceber rs) que seu bebê precisa mais do que o seu leitinho. Algumas mães entram em estado de tristeza outras ficam um tanto aliviadas. Eu estava louca para ver a reação do Nino ao sentir os sabores, as texturas; por outro lado dava um nózinho lá dentro em saber que meu pequenino (que há tão pouco estava na minha barriga) já iria passar para uma nova fase. O início do desmame. Acho bom respeitar as fases, e essa é somente uma dos milhões de passos rumo a independência dos nossos filhos que teremos que aprender e conviver (Essa é fácil.... imagina quando aparecer uma namoradinhaaaaaaaaa!!!kkk).
Primeiro vieram as frutinhas, ele fazia cara de muito nojo nos primeiros dias, depois foi aceitando melhor, depois de 2 semanas comia muitoooo bem. Aí vieram as papinhas salgadas!!! Esssas foram uma comédia... Batalha naval pela cozinha! Ele simplesmente cuspiaaaa tudoooooooooo! Eu ficava desesperada (o Antônio sempre foi magrinho mas quando começou com as frutinhas, acabou emagrecendo mais e não ganhando peso como deveria ser...), após duas semanas de muitas roupas e babadores sujos, um pouco mais de sal (eu era contra, queria dar tudo sem sal...mas sem sal a comida voava longe...) enfim o Antônio passou a comer bem e muitoooooo bem! kkkk .Resultado no final do mês ganhou 1 quilo (ele nuncaaa ganhava um quilo todo no mês).
E assim foi acontecendo...hoje já se passou mais um mês e ele esta com 7 meses e 14 dias... e come bem!! E eu estou super orgulhosa!!
Eu já dou mamadeira também. Ele esta começando a querer deixar de mamar no peito, às vezes fica nervoso quando esta com muita fome e o leite demora a chegar, agora que descobriu que na mamadeira é muito mais fácil... Por isso que é complicado dar mamadeira para as mães que não pretendem deixar de amamentar...(para as mães de bebês novinhos que precisam dar complemento, mas não querem deixar de amamentar existem mamadeiras com "grau de dificuldade" maior, são bicos com furinhos menores).
Estou adorando essa fase de papinhas, suquinhos, sabores novos... eu curto cada momento e cada descoberta juntinha do pequeno.
Ontem ele ainda era um pequeno pequeNINO, agora é um grande Nino... cada dia meu coração se enche de mais amor e ele me faz mais feliz...
Pausa
Pausa
AHHHHHHHHHHHHHHHHH!
Pufff... vou ter que refazer a comidinha de hoje do Antônio...
A Dona tagarela acabou de queimar tudoooo!!!
Lá vou euuuuuuuuuuuuuuuuu........
risos risos adorei vou ler mais depois comento mais detalhadamente
ResponderExcluirLaiz, Laiz...., quem diria que você iria se tornar uma mestre cuca das papinhas de bebê.
ResponderExcluirEu adoro roubar as papinhas do Nino, minha preferida é a de beterraba com batata doce.
Nossa vida acaba ficando mais saudável com essas comidinhas.
Beijão.
Te amo
Edu
eu li, li, li, mas não consegui deixar de reparar na foto, rica em informações supimpas: comendo beterraba, num pratinho que mantém a comida quente, num super cadeirão lindo e um babador muito louco.
ResponderExcluirai ai, eu sonhava tanto com o dia em que o benjoca começaria a comer papinha, agora tudo que eu quero é que ele volte a mamar somente. ehehehhe
:)***