segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Amamentação - mais capítulos

Tinha dado tudo como certo, a amamentacao estava ótima, tudo não passou de uma neura da minha cabeça e eu dava conta, oras bolas, como não? Eu podia. Eu dava conta!
Uma semana do ultimo post de amamentação eu passei por apuros, Theo chorava muito em todas as mamadas, fui criando histórias na minha cabeça pra justificar cada choro, afinal : eu dava conta! Foram dias me convencendo do que sempre acreditei, nós damos conta e pronto, o nosso leite é suficiente e pronto.
 Fui esgotar não saia nada. Senti gelar. Afinal eu dou conta? Chorei soluçando. Meu mundo de crenças caia, sempre me questionei quando alguém me dizia : não tenho leite, mas por algum motivo, seja dentro de mim, por fora , seja emocional ou qualquer outro, eu infelizmente não estava dando conta.

Me senti um pouco menos mulher, confesso, chorei mais um pouco, me perguntei porque, a tireóide alterada , seria isso? Algum bloqueio meu precisava ser curado? O que seria? Me sentia tão frustrada em pensar em deixar de amamentar o Theo, inserir fórmula ou as frutas agora, mas algo precisava ser feito, alguma coisa faltava em mim, podia não ser o leite, mas refletia nele. Um desespero.
Aí que resolvi testar, e tomei uma outra medida que o pediatra havia me indicado para aumentar minha produção de leite, aviso já , eu também era contra, como assim um remédio pra me "ajudar" a ter leite? E o que vai pro bebe? Não concebia a ideia de tomar o remédio, mas das escolhas qual seria a pior? Qual a melhor escolha agora? Não sabia o que fazer e escolhi o que melhor suportaria naquele momento, o que melhor coube dentro do meu sentimento e vontade : Eu queria amamentar.

Pra mim o leite é alimento, mas é muito mais que isso. Sabia da importância do aleitamento exclusivo até os 6 meses e não podia acabar assim, ele tinha acabado de completar 4 meses. Muita gente me desestimulando a continuar a amamentação, eu não queria.
Tomei.
 No segundo dia o Theo parou de chorar, dez dias depois fomos ao pediatra e o Theo ganhou mais peso do que o habitual, e comecei a vislumbrar mais tempo de amamentação. Funcionou.
 Se eu indico o remédio? Não.
 O remédio foi minha última opção, tentei milhões de outras alternativas naturais, tentei esgotar, relaxar, foram 4 meses tentando fazer da forma mais natural possível, e não acho mesmo que se deva tomar nenhum remédio como esse, que vem sendo indicado hoje de forma indiscriminada, porém depois de 4 meses tentando prolongar a lactação, coloquei na balança e foi a solução que coube naquele momento. Foi uma alternativa com suas consequências, mas que garantem o meu leite para o Theo e momentos únicos que vivo por escolha.
 Pensei muito se deveria trazer esse assunto aqui, sou contra qualquer uso de remédio desnecessário e os meninos são tratados com homeopatia, não quero confundir e incentivar o uso de remédios sobre nenhuma hipótese, mas existem outras pessoas que talvez sintam a mesma agonia que senti e que possam ter o mesmo desejo que o meu, e podem sim ter alternativas pra isso. Muitas vezes a cura pessoal vem depois e a necessidade do alimento ao nosso filho não pode esperar.

 Nessa semana o Theo faz 6 meses, já diminui o remédio e nos últimos dias parei de tomá-lo, parece que meu corpo voltou a dar conta do recado. Me sinto feliz! A minha vontade é amamentar muito mais e irei batalhar sim pra que isso aconteça. Já sei que as coisas as vezes não são tão fáceis, mas eu não entrego os pontos!

 Com muita batalha, amor, vontade e persistência dia 17 vou completar 6 meses do Theo. Mamando. O que a amamentação tem trazido pra gente é importante demais pra mim e vejo nos olhinhos satisfeitos dele o quanto tem feito bem pra ele a minha escolha.

 Ps. Continuo sim acreditando que na maior parte dos casos não é necessário remédio algum, nosso corpo dá conta do recado sim. E pra cada problema da amamentação sempre existem milhões de soluções, amamentar exclusivamente até os 6 meses é muito muito muito importante pra mãe e bebê e o aleitamento prolongado também faz bem demais pra todo mundo.

 Ps 2: A minha experiência pode incentivar outras mães a não desistirem caso também queiram amamentar, não estou julgando quem não deseja ou desiste por algum motivo, o leite materno é o melhor alimento para o bebê no primeiro ano, mas cada mãe sabe onde está suas necessidades e do seu bebê.

4 comentários:

  1. Nossa, te entendo super.... super, super. Eu fiquei nesta aflição por muito tempo, tentei de tudo e não consegui... tomei plasil, mas fiquei mongol de sono, não pensava, não reagia, quase deixei a Laura cair do meu colo de tanto sono.... só tomei um dia (e foi o único que ela não chorou).

    Fico feliz que as coisas por aí estejam bem! Muito feliz!!!

    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram dias super difíceis Dani!!! Mas agora esta tudo muito muito melhor!!!! Estou super feliz com a SUA novidade agora!!! Bjooooo

      Excluir
  2. Laiz querida, que bom que deu certo... Com remédio ou sem remédico, não faz mal, importante é que vcs conseguiram.... Bom demias!!!!
    Por aqui meu baby nasceu há 4 semanas, estamos na luta... Nada a ver com o Antonio que mamava 20 minutos e largava o peito dormindo como pedra e só acordava depois de 3 horas... Este mama, mama, mama, e em 1 hora quer mamar de novo e mama, mama mama, se eu c+for contabilizar devo passar umas 15 horas como ele no peito todos os dias... Tô um zumbi....... Mas o amor é tanto que a gente aguenta tudo né? Beijo enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguentamos Fer! É um amor que dói parte 2 né?! To indo lá no seu blog já pra ver como foi o nascimento! Parabéns pelo seu pequeno!!!!

      Excluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.