sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Para as Barrigudas!!!! Curso Parto Amoroso/ Parto Sem Medo



Mãe de primeira viagem que sou, não sabia nem segurar um bebê. Morria de medo de segurá-los...até o dia que o Antônio nasceu... mas antes dele nascer...fiz cursos, li um trilhão de livros, assisti filmes, com a expectativa de me sair melhor do que saí sendo "mãe" da Cadelinha Lua..um dia conto pra vocês o que aconteceu com ela. No final acho que tenho me saído bem, modéstia à parte... no meio de culpas e certezas, faço as escolhas que acredito e se precisar mudar tudo... mudo, é um eterno mudar e aprender... um eterno cuspir pra cima e cair na testa... 
Futuras mamis e futuros papis!!
Um mês antes do Antônio nascer fizemos um curso muito legal para casais grávidos, foi muito importante pra mim e pro Edu fazer esse curso, a gente aprende o que fazer na sala de parto, orientam os pais para acompanhar o momento do nascimento do bebê (o pai tem esse direito adquirido por lei desde que o médico responsável concorde com essa presença) e no final do curso recebemos o certificado para poder participar do parto de forma responsável, em algumas das maternidades de Curitiba é necessário ter o certificado se quiser estar junto com a mãe na hora H . Além de várias dicas de bom senso... tipo não pedir para o médico parar o trabalho na hora do parto para dar um sorrisinho para a foto... essa dica valeu ouro por exemplo...o Eduardo era um sério candidato, sem noção, para pedir para o médico ficar do outro lado da mesa se a iluminação não estivesse favorecendo sua fotografia...JURO...tinha muito medo que ele fizesse isso... imagina lá eu com as pernas abertas (o que não aconteceu, no caso) a cabecinha do Antônio saindo e ele lá pensando no furo fotográfico...  graças ao Parto Amoroso escapei desse mico!


Liliam Gusso
O curso foi muito útil , para nós futuros pais (agora presente!) sem noção nenhuma, e eu  fui espiar de novo para trazer pra vocês. E lá estava eu!! Sem barriga (digo...sem barriga com neném dentro, porque ela está bem aqui, firme e forte!) com todos aqueles casais barrigudos... e foi bem legal, 1 ano e 4 meses depois, ficar lá assistindo, vendo as dúvidas de outras mães (a maior parte de primeira viagem) ansiosas para saber a carinha do seus pequenos e tensas com o grande dia ...sem ainda saber que, grandes, são TODOS os dias depois que você vira mãe (pareço estar criando slogan para  talquinho de bebê??).
O Curso Parto Amoroso/Parto Humanizado,para casais, é dado desde 1955, atendente a 3 dos 8 objetivos do milênio, que são os 8 jeitos de mudar o mundo e é mantido com um belo trabalho pelo CEMUC (Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido), administrado pela obstetra Dra. Virginia Merlin e pela psicóloga Liliam Gusso. Com profissionais extremamente competentes é ministrado em 2 dias. São ótimas palestras sobre o parto e o medo que se tem dele (Dra Virgínia Merlin) , o atendimento ao recém nascido (Dr Celso Castro) , comunicação pré-natal e shantala (Fernando Oliveira- Musicoterapeuta), o psicológico das gestantes e casais grávidos (Lilian Gusso).
Eles possuem vários apoiadores e são eles que ajudam a manter o curso , que é gratuito, apenas é pedido aos participantes 5 novelos de lã ou 5 fraldas de pano que beneficiam á várias entidades assistenciais.


O curso contou com a parceria da NUK, que sorteou várioooosss produtos e algumas mães foram presenteadas . E nós do Dias de Mamis também! Então tchãm tchãm tchãm tchãm...
... amanhã tem o lançamento do sorteio aqui com produtos muito lindos da Nuk!!! 




Para todo mundo que conhece um Casal Grávido indiquem o curso:


Próximas datas do cursos Parto Amoroso para Casais Grávidos:

Setembro: 13 e 14
Outubro: 04 e 05
Novembro: 08 e 09
Dezembro: 06 e 07
Local:Sociedade Paranaense de Pediatria
R. Des. Vieira Cavalcanti, nº 550 - Mercês, Curitiba -PR
CEMUC: (41) 3248-7609

Para as gestantes  e familiares que quiserem aprender ainda mais, existe o Curso Parto sem Medo todas as terças feiras à tarde durante dois meses. São vários profissionais especializados no trabalho com gestantes e  diversas especialidades que orientam as mamães e familiares. 
Segue o site para maiores informações: Parto Sem Medo



Espero vocês amanhã no sorteio !!! 

13 comentários:

  1. Laiz realmente esse curso é muito bacana. Também fiz em São Paulo na época que estava grávida do Felipe. Juro que ajudou bastante, deu uma orientação para não me sentir tão perdida.
    Algumas dicas sempre são bem vindas. Não é mesmo?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana!
    Fiz muitos cursos na gravidez da Maria e foram extremamente importantes!
    Informação é tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. tbm fiz um curso na gravidez mais achei meio cadinho, enfim quem não tem cão caça com gato :S

    bjocas fofas em vcs *-*

    ResponderExcluir
  4. Olha eu não fiz nenhum curso desses, mais a vontade era muita. Toda vez que ia procurar não tinha vaga ( nessa época morava em BH ) por fim desisti. Quem sabe para o próximo rsrs Essa de pedir para o médico sorrir para foto é muito boa kk
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o seu blog..
    Me encantei com o modo que vc escreve.
    Acabo de me tornar uma seguidora.
    E tbm linkei o seu blog ao Meus Primeiros Passos.
    Por aqui onde moro não tem esse curso, uma pena!.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Laca!
    Ótima dica, nós como pais de primeira viagem, ficamos bem perdidos, precisamos mesmo nos informar!
    Deveria ter cursos assim por todo o Brasil, e muita divulgação, pois acredito que ainda são a minoria os pais que se informam, e podem tirar dúvidas antes do bebê nascer!
    ADOREI, E estou ansiosa para o SORTEIO!OBA!
    Beijos
    Angi e Tonico

    ResponderExcluir
  7. Oiii eu amo todo e qualquer assunto que fale sobre parto, (incrivel pensar que tem pessoas que preferem não saber como será este momento e como for ta bom) eu busquei milhares de informações, muitos relatos e foi assim que conheci a blogsfera materna !!!!!

    beijos meu e da Isa

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz esse curso (quer dizer o do casal gravido que é só dois dias)
    bem legal né!
    Oba sorteio da Nuk eu adoro essa marca!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a Nuk, chupeta, copo, colher tudo de bom.
    Eu nunca participei desses cursos eu lia muito na net sobre tudo.

    ResponderExcluir
  10. Em nome da NUK, agradecemos sua participação, foi muito importante para nós e o pessoal do CEMUC.
    Parabens o blog é um sucesso ....

    Abraço ...Suellen

    ResponderExcluir
  11. Oi Laiz! Esses cursos são maravilhosos mesmo! Todo casal deveria fazer. Também fiz um muito bom aqui em Bsb. Também fiz um curso de gestantes com aulas e hidro que tinha várias palestras que foram ótimas! Com certeza, vale a pena mesmo! Ah, meu marido é do tipo de seu (para tirar fotos!!! kkkkkkk) Beijos e feliz dia dos pais pro maridão!

    ResponderExcluir
  12. Quero fazer!!! Alguém sabe me dizer quais os horários??

    ResponderExcluir
  13. O curso Parto Amoroso acontece as 20:00 até as 22:30. Bjooo

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.