quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Posso com isso???

Há quem diga que bebês não fazem manhas...há quem diga que bebês fazem muitas manhas e birras... no meio de uma enxurradas de opiniões o Antônio sempre extremamente comportado tem nos dado um baile de expressão e personalidade... há quem diga que é comunicação....há quem diga que é manipulação.
Eu acredito sim que ele entrou em uma fase de mostrar o que quer. Fase de descobertas, descobrir limites, saber o que pode e tentar tudo o que ainda nem sabe que não pode. E se fazemos o que ele não quer? Prepare-se!!!!

Cena 1:
Almoço:
Um almoço deliciosamente preparado, orgânicos, tudo fresquinho, temperos da horta. Comida cheirosa e saborosa . No prato.
Coloco o pequeno no cadeirão.
Primeira colherada.
Cara fechada.
Segunda colherada. Cara fechada novamente.
Pensa em uma mãe achando que estava arrasando com a comida? Me achando a chef gourmet dos bebês? Pensa pensa?
Pensa na decepção.
Ele não gosta mais da minha comida. Meu complexo de faço tudo errado fala mais alto.
Tento não levar para o lado pessoal. A comida é boa. Tenho me dedicado, ele sempre comeu muito e o Edu costuma gostar. A segurança volta a reinar.
Tudo bem ele não quer comer, afinal eu também não tenho vontade as vezes...me convenço...Ufa!
Tiro a comida da frente.
Começa o grito desesperado aclamando sei lá pelo que!
Braços erguidos.
Coloco a comida novamente e ele pára.
O que você quer dizer Nino???
Ele começa a querer colocar o braço, a roupa, os pés (tá, os pés eu estou exagerando...) dentro do prato.
Por uns segundos ele coloca os dedos na comida. Ele abre a boca e come.
Perceba:
Se eu deixar ele colocar os braços no prato ele abre a boca ..se eu não deixar não abre.
Bico cerrado.
Posso com isso???

Cena 2:
Sentados em um café:
Deliciosa parada para relaxar após um dia inteirinho me arrastando no chão, pulando, fazendo a brincadeira do achou /encontrou para fazer as crianças sorrirem para  um ensaio fotográfico... cansada...podre... precisava de um café, um brownie e descanso.
No meio do café Nino começa a reclamar. Quer pegar os potes que estão sobre a mesa. Normal.
Dou a mamadeira dele para distraí-lo, já que estava na hora. Ele dispensa.
Dou um pote. Ele dispensa .
Quer o de vidro.
Dou sachês de açúcar para ele ficar segurando.Ele adora.
Funcionam por 3 minutos.
Uma colher para ele bater na mesa.
30 segundos.
Nada o convence a desistir do atraente pote de vidro.
Ele consegue alcançar. Eu tiro e começo a explicar que aquele cai, machuca, dói, quebra.
Ele começa a agitar, bater perninhas e fazer UH UH UH UH
Penso na possibilidade de sairmos antes que ele reclamasse mais.
Em um fragmento de segundos ele começa... um grito...chora alto... prende a respiração:
Pausa para o grande grito.
Imagine alguém ficando roxa de vergonha, afoita para correr pra fora antes do grito intergalático...
Chego com o Nino na porta do café ele se senta no chão e começa a bater a cabeça no chão...uma duas, três vezes ,como uma espécie de auto flagelação, e me olha ...
Posso com isso?

Conversei com outras mães da mesma faixa etária do Nino da escola dele e descobri que os outros bebês estão fazendo a mesma coisa. Será uma rebelião em massa? Será normal da idade? Ou um pequeno agitador da escola (será o Antônio??) resolveu se jogar no chão e todos prontamente absorveram o gesto? é fato que criança copia. E se mais de uma faz. Motivo dobrado pra copiar.
Volto pra casa , leio milhões de matérias sobre comportamento infantil, livros, procuro respostas...depois me acho uma boba e tento não levar tão a sério. Agora começa a educação, acho que desde a barriga precisamos nos policiar em tudo o que fazemos em tudo que escolhemos pra eles, agir de forma consciente e buscar informações para fazer o melhor. Quero que ele brinque, se expresse, se suje, mas saiba o que é certo e o que errado, saudável ou perigoso ... e o caminho é longo e contínuo.
Procuro soluções para o caso comida. Adoro que ele coma as frutas sozinho...sinta a textura o sabor se lambuze... sinta. Mas não vou deixar ele remexer no arroz, feijão, legumes... quero que ele saiba que aquele momento é a hora de sentar na mesa e comer. Percebo que se dou a comida espetada em um garfo ele leva á boca e come ou se dou uma colher e o incentivo a comer com ela (mesmo que caia tudo) ele esquece um pouco a ideia de colocar a mão na comida... achei justa a troca e me desdobro em encantamento em ver que ele consegue, que ele nos imita que ele está entrando em mais uma etapa...
E percebo dia a dia o paradoxo da maternidade.
No outro dia o Nino me surpreende super fofo almoçando tudo e sorrindo feliz.... .ou me pego encantada em vê-lo indo passear conosco e curtindo um dia delicioso com as amigas, me dizendo o quanto ele é doce e tranquilo.
 E assim vou ensinando e aprendendo...
Sinal que ainda tenho muito que aprender como mãe e ele ainda vai me surpreender muito como filho. Adoro!!!!

19 comentários:

  1. Laiz, infelizmente é assim mesmo. Birra não tem hora certa para começar, nem para terminar... Tem que ter muito amor e paciência, mas também não desistir. Não me incomodo quando o Henrique quer pegar na comida. Acho que faz parte, pois os bebes sentem mais pelo tato. Eles ainda não sabem que comer é melhor no garfo ou na colher , mas um dia irão descobrir. Sempre deixei ele pegar e como o Henrique sempre me deu trabalho para comer, assim era melhor. Só não tolero se for pegar para fazer bagunça , jogar no chão ou na roupa. Mas se for só por curiosidade e prazer não me incomodo! Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Laiz, amei o post, gente como eles são rápidos e espertos né!? Pequeno aqui também quer pegar tudo que vê a frente, outro dia fomos jantar fora e tiramos tudo que estava a seu alcance... rsrs
    Na alimentação embora ele ainda não esteja fechando a cara, tem dia que quer pegar a comidinha e concordo contigo, durante a refeição criança tem que entender que naquele momento é hora de alimenta-se... Enfim ADOREIIII


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. kk Rebelião em massa... muito boa. Pois é amiga, aqui em casa quando eu digo: NÃO para Malu ela se joga para trás, se eu não seguro ela dá com a cabecinha no chão. E na hora do almoço, ela enfia a cabeça entre as almofadas do sofá e lá fica. Personalidade? Mimo? Manha? Realmente não sei rs.
    É como disse ensinando e aprendendo... sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Laiz, o Antônio só está dizendo... olha mamãe, tenho vontades próprias!! E cada vez mais vai "dizer" isso... filhos são caixinhas de surpresas, vão mudando rápido e nós temos que ir nos adaptando às mudanças... claro que temos que educar, deixar eles fazerem o que quiserem, socorro!! Criaremos pequenos monstrinhos... mas acho importante crianças que mostram o que querem, elas estão testando também, né? Até onde posso ir??!!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  5. Oi Laiz,
    "Rebelião em massa" foi demais! Kkkkkkkkkkkkkkk..... São fases!
    Que bom que você gostou dos nossos joguinhos! Ficamos felizes!
    Tem post novo já, sobre livros legais!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ih, agora que eu vi que você já foi lá conferir! Que alegria!!!!Muito bom compartilhar com vocês!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkk Morri de rir com a rebelião em massa.. amei o post.. e confesso que fiquei com medo..rsrs Essa fase ainda não chegueima as logo logo ela bate a minha porta.. e o que eu faço?? socorro..rsrs Mas é assim mesmo amiga, como vc disse: "ensinando e aprendendo", essa é a delicia de ser mãe!! Bjinhos Lili do Luan

    ResponderExcluir
  8. HUM! Espera ate chegar os 8 anos! Piora! rs...sem querer te desanimar!
    A Giulia está na fase do: "eu sei"...Tudo que vc fala pra ela: Giulia não faz isso, não é assim, pq vc fez isso?! Ela já manda logo um "Eu sei"!
    Cansativo, mas um dia passa...rs
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Laiz a minha está com 8 meses e já está aprendendo... Ela está no colo e vou colocá-la no trocador pra torcar a fralda... Abre a boca a chorar como se estivéssemos matando...
    Tão pequena com vontade própria....
    Aiaiai...
    Temos muito o que aprender pra poder ensinar, não é mesmo?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. pior naum é todos esses acontecimentos La, é que se a gente conta ninguem acredita, como uma coisa tão fofa assim pode fazer isso

    aqui em casa pequena tem dado trabalho tbm mostrando sua personalidade, comentei isso até num dos meus ultimos posts Giovanna a revoltada da fisioterapia

    bjocass em vcs*-*

    ResponderExcluir
  11. Nossa imagino como vc deve ter ficado no meio de toda essa sena, acho que eu iria querer sumir instantaneamente.
    Mais isso acontece e é bem comum, o difícil e saber como lidar com a situação.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. É assim aqui também e olha que ele dá um baile na gente! Bebês cheios de "querer", hehehe
    bjoks flor

    ResponderExcluir
  13. Laiz, adorei o texto!!! Parece até que eu estava lá, assistindo tudo!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  14. É Laiz, aqui também vivo exatamente as mesmas coisas, o Antonio quer tudo que não pode, já cansei de tirar as pilhas do controle remoto porque evitar que ele pegue é impossível!! Tenho muita dificuldade em falar não, em ser durona... Ele faz aquela carinha fofa e eu me derreto... Mas acho que a gente consegue achar um meio termo!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Laiz como vi meu filho Thomas nessas situações. Que bacana, pois eles são praticamente da mesma idade. Adorei!
    Impressionante como eles já sabem o que querem. Fazem manha, pois desejam algo. Se jogam no chão, deitam para chamar atenção e mostrar que não gostou disso ou daquilo.
    Um aprendizado diário. Põe aprendizado nisso! O tempo todo temos que medir nossas ações, nossas atitudes. Mas é uma delícia, né?!
    Sabe que o Thomas agora só quer comer sozinho. Com a colher. Não quer saber de ajuda nenhuma. Precisa ver! Acho que é isso, um passo de cada vez. Um dia coloca os dedos na comida, outro dia experimenta jogar no chão e, assim vai....rs rs rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Laiz, tb estou passando por isso com minha filha, que está com 1 ano e meio. De repente ela descobriu que pode fazer escandalos homericos e birras horrorosas e eu ainda estou tentando aprender como lidar com esse comportamento, é de enlouquecer. rsss
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Flor, obrigado pela visita. O Antonio e a Cecília tb conseguem me irritar vez ou outra. Gritam, deitam no chão... terrível.

    Amamos a Colombo. Vez ou outra vamos lá no sábado pra aproveitar bem! bjus

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkk
    estamos nessa fase de novo aqui em ck!

    que delicia né?

    bjocas

    ResponderExcluir
  19. oi mamae, amei seu cantinho, que legal, prazer sou a Cris. Crianças nos surpreendem a cada dia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.