segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Direto do pé...

Em dias lindos...corremos pra fora... ver o sol...cuidar das plantas...e comer as frutinhas do pé...
Plantamos há um tempo Fisales/Physalis... é uma fruta de-li-ci-o-sa. Vocês conhecem? Sempre nasce um monteeee e nos deliciamos direto da planta, sem agrotóxico, com aquele gostinho de infância (eu ía muitooo para um sítio em Ibiúna-SP e lá subia em árvores e me lambuzava com as frutas que tinham por lá).
Originária das regiões amazônicas e andinas e possui espécies cultivadas nas Américas, Europa e Ásia. Chamada "uchuva" na Colômbia, esta maior produtora mundial da frutinha. No Japão é chamada de" hosuki" e em Portugal "capuchos".
Muito utilizada para decorar bolos e doces (fica lindo!!!) . Aqui em Curitiba encontro em vários casamentos. Por aqui é super caro...


Adora!!!




Purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir taxas de colesterol. Segundo a revista Saúde é uma fruta com propriedades medicinais laxante e diurética, pesquisadores do Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia descobriram propriedades anti-inflamatórias da fruta muito mais eficazes que alguns remédios. Também pode ser eficaz contra alergias, além de produzir fisalinas que poderão ser usadas no tratamento de doenças auto-imunes como a asma e em transplantes para evitar rejeição.




O Nino adora... e nós também!!! Ontem ele comeu umas 15 frutinhas (sem brincadeira!!).

É utilizada em sucos, sorvetes, salada de frutas, tira-gosto com vinho,  mergulhadas no fondue (maravilhoso) e traz um toque exótico nas sobremesas.



Trouxe uma receita muito muito muitooo fácil para utilizar o Physalis.






Olha o Physalis aqui!
Physalis com calda de caramelo:


Calda de caramelo
500 ml de água
250 g de açucar


Ferva a água e o açucar. Abaixe o fogo e balance duas vezes a panela para dar a cor. Não mexer com a colher.
Quando ficar na cor ideal do caramelo, mergulhe o fundo da panela em água gelada, mas não deixe o caramelo endurecer.
Acabouuuu?!!!!
Abra o Physalis e torça as folhas na base da fruta. Mergulhe as frutinhas no caramelo, sem mergulhar as folhas e deixe escorrer. Coloque em papel vegetal e espere secar.


Hummmmmmmmm!!!!!!!!













30 comentários:

  1. Huummm mesmo! Não conhecia não! Deve realmente ser delícia, e mais delicia ainda é poder passar isso para os pequenos, frutinha do pé com gosto de quero mais! Beijos em vcs 2! Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Laiz, não conhceia essa frutinha não!!!

    Agora vou ter que esperimentar!!!

    Bjus...
    http://amaecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas pela propaganda bem feita deu vontade de ezperimentar rs...
    Como ela faz bem para varias coisas ne... deve ser deliciosa...
    E ainda ser de graça, no quintal da nossa casa e tudo de bom..
    Pelo jeito Nino adora rs... E ta uma graça pegando do pé, lindãoooo...
    bjão

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Não conheço! Será que tem algum outro nome aqui pelo Sudeste!?

    Estes momentos que vc está proporcionando ao Nino, são incríveis e para poucas crianças! Que delícia!

    Bjão em vcs!

    ResponderExcluir
  5. Laiz, que dica maravilhosa !!! Nao conhecia, nem comi, mas já vi nas decorações dos casamentos . Amei as fotos!!! Beijos e Boa semana !

    ResponderExcluir
  6. Oi Laiz,
    muito obrigada pelas palavras de apoio! Vai ficar tudo bem logo, se Deus quiser! Quintal de casa é tudo! Uma pena que eu moro em apartamento! Morro de saudade da minha infância com quintal!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conheço essa frutinha, ai que vontade de ter um quintal...=/
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  8. ai que delicia que deve ser!
    quero provar esse doce!

    bjocas

    ResponderExcluir
  9. Laíz essa frutinha é uma delícia....
    Eu morei em Ibiúna por 8 anos....

    Beijinhos
    Carol

    ResponderExcluir
  10. Que delícia,amiga!
    ADORO ESSA FRUTINHA, comi algumas vezes, mas já estou ansiosa para comer muitas direto do pé da tua casa!rs
    Nino está muito fofo, e faltou você na foto!
    Beijos guria

    ResponderExcluir
  11. nossa essa eu não conhecia... se encontrar por aqui vou comprar, ja que não sei quem tem um pé desses...

    bjocas em vcs

    ResponderExcluir
  12. Laiz eu conheço, mas confesso que não compro para comer. Cá em Portugal é habitualmente usada para enfeitar os bolos.
    O teu filho está lindo.
    Bj :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Laiz, passei pra conhecer teu blog.
    Nossa eu não conheço essa frutinha não, mas deve ser beeem gostosa né?! A cara do Antônio não nega! rsrsrsrs

    Tô te seguindo! =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Laiz.
    Não conhecia não!
    Mas que coisa gostosa seu menino.
    Vou ver se aqui em Campinas ela é conhecida por outro nome..
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ai Laiz q delicia deve ser, não conhecia essa frutinha, mas vou ver se compro..rs se eu achar por aqui né.. rsrs Bjinhos Lili do Luanzinho!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa essa frutinha é uma delícia!! Além de linda e delicada...e para os que não tem a sorte de ter um pé plantado no quintal, ela é bem cara tb!! Pelo menos por aqui!! As vezes o Bruno compra, encontra aqui no Pão de Açucar, as crianças adoram, vem numa caixinha linda....todas arrumadinhas!!! bjoss

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha! Não conhecia essa fruta não, mas depois dessa propagando quero um pé no meu quintal também! Hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Laiz querida, obrigada pela força no blog!

    Primeiro, esse seu pequeno, que coisa mais fofa ele está!! Comendo as frutinhas... e, eu já ouvi falar, mas nunca comprei nem tive oportunidade de comer no pé... bom demais e, melhor ainda que ela tem todas essas propriedades que vc descreveu!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  19. Humm!! Que delícia, quintal, frutinha do pé... Eu conheço a fruta só de ouvir falar, deu vontade de comer ainda bem que não estou grávida rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Amei a receita, novamente fiquei apaixonada pelas fotos do Nino e não conhecia essa frutinha! Laiz, teu blog ta cada vez melhor! Beijõess
    PS: Como que tu fazesse efeito nas fotos? Tentei achar no google um tutorial mas não consegui.. eu uso photoshop para criar um efeito antiguinho nas minhas fotos. beijos

    ResponderExcluir
  21. Meninas..o Physalis tem outros nomes pelo mundo... Camapú, Capucho, Juá-poca, Camaru, Bucho-de-rã, Juá-de-capote, Mata-fome, Bate-testa, Juá-roca, Saco-de-bode, Alquenquenje, Erva-noiva, Cerejas-de-judeu, Balão, Uchuva, Hosuki. Foram os que encontrei!!!!!!!!! bjinhosssssssssssss

    ResponderExcluir
  22. Pois eu tava vendo, esse i-phone é tudo... mas vou procurar na internet o lightroom. Acho lindinho esse efeito de foto anos 80... muito obrigada pela ajuda! Beijõesss

    ResponderExcluir
  23. Oi, vim comer mais umas frutinhasssssssssss

    o sortuda, parabéns pela sapatilha, eu era a próxima da lista. kkkkkkk

    já percebi que você anda por ai passeando e papeando com as amigas. eu também quero sua visita no meu recente criado: "Dia de Amigas". Aceita?
    E a propósito, obrigado pela visita e por comentar pra Lili, minha mamy querida!

    bjocas

    ResponderExcluir
  24. Eu não conheço esta fruta, mas deu água na boca!
    Mandas uma sementinha pra a gente...*rs
    eu morei numa fazenda quando o Calebe era bb. Até hoje choro de saudade!
    Na hora de vir embora foi uma tortura pra mim. Tão bom colher frutinhas do pé.
    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Não conheço essa frutinha não...mto boa hein! E como é bom criar seu filhote assim...queria morar em algum lugar assim também, mas, estou no meio dos concretos, ai ai
    bjoks flor

    ResponderExcluir
  26. Ai que coisa mais querida esse teu blog, e esse teu post também! Vontade de não sair mais daqui!!! Tem coisa melhor que ler um blog com as coisas boas de ser mãe, como colher fruta do pé, ao invés de ler só reclamação?? Ameiii!! Vou estar sempre por aqui!! Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Não conheço essa fruta, nunca ouvi falar, mas que deu uma vontade de provar com essas fotos lindas e com essa receitinha...

    Bjokas lindona

    Jana

    ResponderExcluir
  28. Nunca tinha ouvido falar! Parece ser deliciosa! hehehe
    Bjao
    MaH

    ResponderExcluir
  29. Oi Laiz, tudo bem? Passeando pelos blogs maternos encontrei seu cantinho!! Sou de Curitiba e acho tão difícil achar blogs daqui. Faz pouco tempo que eu criei um blog pra falar das minhas aventuras na maternidade..
    Vou estar sempre por aqui, tá? Já estou seguindo!
    Gostei muito do post. Não conheço essa frutinha, mas minha sogra mora em Ibiúna/SP, então quando eu for pra lá de novo, vou procurar pra matar a curiosidade..

    Beijinhos e parabéns pelo filhote que é lindo!!!
    Paty
    www.profissaomamae.blogspot.com

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.