quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Home Office. Prós e Contras

Sempre trabalhei com horários, dias, algumas vezes com cartão ponto, cobranças de outras pessoas, e tinha muito receio de como seria viver e trabalhar de uma forma quase que totalmente independente (quase, pois temos clientes, e estes cobram sim, além da nossa cobrança interna, que é muito maior do que de qualquer diretor, presidente, gerente). O fato é que quando o Nino nasceu,  já falei aqui, eu não consegui mais voltar pra esse esquema, queria me dedicar mais ao Antônio e o Edu precisava de mim junto com ele (é possível sim trabalhar com o marido, a gente não se mata, não briga o tempo todo e temos um objetivo único, o que é ótimo!). Eu e o Eduardo temos  perfis complementares o que tem sido uma parceria bem legal.
Tentamos trabalhar junto com o Antônio, mas não conseguimos, cliente ligava e ele chorava várias vezes, também não queria babá, e não conseguia nem trabalhar e nem curtir ele o tempo todo, a solução foi 1/2 período na escola.  De manhã sou toda dele (as vezes preciso trabalhar e aproveito a soneca do Nino), de tarde trabalho e depois tem o 3o. turno quase sempre (já que não trabalho de manhã).
Quase sem cabelo... quase 5 meses!
Como estamos numa fase do "caso ou compro uma bicicleta", ou ficamos no Home Office ou vamos para outro endereço, fiquei pensando nos prós e contras de estar aqui, dentro de casa, trabalhando, acordando, madrugando e brincando com o Nino:

Prós:
- Muito mais sustentável, menos combustível, menos contas dobradas, menos um carro na rua.
- Acordar, tomar um café e trabalhar , não tem atraso de trânsito, nem nenhum problema mecânico no carro.
- Podemos começar mais cedo.
- Ter o Nino por perto sempre.
- Poder largar tudo e dar toda atenção que o Nino precisa quando esta doentinho.
- Largar tudo vez ou outra e ficar com ele corujando (o que me garante também que naquela noite vou virar trabalhando#escolhas)
- Fazer o que eu gosto.
- Trabalhar no lugar que eu mais gosto no mundo (minha casa).
- Possibilidade de intervalos quando necessário.
- Meu escritório é todo decorado do jeitinho que eu quero.
- Fazer lanchinhos deliciosos no meio do dia.
-  Com disciplina = Aumento de produtividade
- Podemos ir a um médico, dentista, ou uma aula/palestra rápida sem ter vergonha de dizer que terá que se ausentar.
- Você ganha de acordo com o que trabalha
- Diminuição do Stress

Contras:
- Sem organização você não trabalha, logo não ganha.
- Sem chefes muitas pessoas se bloqueiam (tinha muito medo que acontecesse isso), mas ao chegar as contas percebi que elas me impulsionavam (como um chefe!).
- Eu trabalho infinitamente mais que antes,  já que a hora aqui não tem limites, é noite, madrugada, feriado, final de semana.
- Não posso ficar doente, principalmente quando temos muito trabalho!
- Os dias que fico com o Nino e não o levo pra escola tem chorinho quando cliente liga...alguns entendem porque acabamos estreitando o relacionamento, mas nem todo mundo entende né?!
- As vezes dá uma sensação de menos profissional, para algumas pessoas habituadas com o tradicional, mas aí o portfólio é quem fala.
- Você precisa agendar para receber um cliente, ou se deslocar até ele.
- Fica a neura da cozinha desarrumada ou cama pra fazer, já que  agente está ali, trabalhando ao lado e meu lado mulheresquizofrênica sempre fala ( e martela!), quando saímos pra trabalhar, as coisas ficam lá e esquecemos dela, lembrando apenas quando chegamos em casa.
- Se você não tem um local da casa sossegado para montar o "ambiente de trabalho" você pode se dispersar demais. Acredito que é muito importante um lugarzinho montado pra esse fim, trabalhar na cama  ( muitooo menos sucumbir a idéia de permanecer de pijama!) ou no seu quarto não é uma boa.
-Tem que ter disciplina necessariamente, sem ela não irá para frente.
- Não temos férias de 1 mês, 13o. salário.
- Você ganha de acordo com o que trabalha (propositalmente está em prós e contras).

A nossa vida é feita de vários caminhos e escolhas. Essa foi a nossa. Construímos em casa um espaço para esse fim e gostamos bastante dessa decisão.
E vocês? Tem alguma experiência parecida ou completamente diferente para contar???

27 comentários:

  1. Laiz eu adorei esse post. Eu queria trabalhar, então resolvi trabalhar junto com o maridão (aqui tbm dá super certo) locamos uma sala, mas só aguentei quatro meses acredita? hehehe
    Primeiro pq eu sentia falta do filhote, claro! Mas tbm pq as contas estavam se equivalendo, eu trabalhava mais, mas tbm gastava mais com outo aluguel, gasolina, comia fora, e outras coisitas mais. Voltei pra casa, dispensei a babá(sogra) e to me adaptando do jeito que dá. Acredito que ano que vem meu rendimento vai ser bem melhor, já que o filhote vai pra escolinha.
    Eu acredito que tenha feito o melhor pra mim, pra ele e pro nosso bolso, mas que não é fácil realmente não é né!
    rrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, estou nesse club! Mas olha, uma coisa é certa, sempre acaba misturando as coisas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho que aos poucos as coisas vão se encaminha afinal de contas nossos bebê merece atenção 24 horas...beijinhos e boa sorte sempre

    ResponderExcluir
  4. E que bom que vc conseguiu esse equilíbrio pq trabalhar perto do pequeno não têm preço, mesmo fazendo terceiro turno!!!
    Eu tbém trabalho com o marido e nos damos bem tbem, no início até achei que seria masi difícil, mas estã dando certo!!!
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Amiga lembra que tinha postado a um tempo atras que queria trabalhar em casa? vc disse se Joga!!! E é exatamente isso que vou fazer!!! Me jogar... Adorei o post, ja começo utilizando todas as suas dicas!!!

    Bjus...
    http://amaecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. que bom que deu certo Laiz.

    Minha experiência é bem diferente, no meu caso trabalho fora e ainda faço faculdade, é bastante tempo longe da Lavinia. Mas me esforço bastante pra conseguir conciliar tudo e tem dado certo. Por enquanto as coisas precisam ser assim, mas quem sabe um dia não junto com o Marido e trabalhos em casa tbm :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Laiz, fechei um trampo de 3 meses ontem. Fiquei toda felizinha porque poderia trabalhar de casa, mas agora me bateu um pânico: trabalhar de casa cooomo, minha gente, se tem um nenê delicioso sempre por perto, e uma garotinha que chega da escola zunindo toda tarde??? Tô com um baita medo de não dar conta, não ser produtiva, passar madrugadas em claro. Disciplina é a palavra - e eu NÃO TENHO, fato. E agora, José?
    Wish me luck! ;)
    beijos beijos!

    ResponderExcluir
  8. Laiz, vocês acertaram e são felizes com essa decisão! Com disciplina é possível e muito enriquecedor ! Se fosse você nao mexeria em time que está ganhando! E sobre a escola meio período foi a melhor escolha! Parabéns! Também escrevi ontem sobre as escolhas e o trabalho. Sou servidora publica concursada. Gosto do que faço e nao sou doida de sair de um emprego estável. Se pudesse eu trabalharia menos tempo com mais flexibilidade, mas nao tenho opção. Como nao tenho opção de sair escolhi ser feliz com o que tenho! Esse é meu lema de vida! Nao sou de ficar me lamentando pelo que nao tenho. Estou me programando para trabalhar em horário corrido, o que melhora muito a qualidade de vida, mas preciso abrir mão do cargo de confiança que exerço atualmente. Essa é minha meta! Ganhar menos mas curtir mais o Henrique! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Vi seu link no facebook da minha empresa a Macaco Rei Moda Infantil Divertida, li seu post sobre homeoffice e parece que você estava descrevendo minha familia, e pra ajudar o nome do meu filho é Nino.
    Fiquei muito feliz com tudo que li, nunca vi uma pessoa descrever tão bem a MINHA VIDA, E RESSALTAR os pros de trabalhar em casa, pois comecei quando o Nino nasceu e montei a Macaco Rei, mas sempre me sentia muito informal e culpada às vezes. Hoje trabalho em casa, junto com meu marido, que criou a empresa para eu tocar quando nosso filho nasceu, está tudo muito bom, temos um escritório dentro de casa, e a produção também. E o seu comentário sobre arrumar a cama ou sentar ee trabalhar é muito parecido comigo AMEIIIIIIIIIIIII, tudo que escreveu,PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  10. ai Laiz eu te admiro e muito por essa decisão, eu logo logo estou voltando a trabnalhar, e só de pensar tenho vontade de chorar.. queria e quero muito trabalhar em casa, mas não tenho noção em como fazer, e o q fazer.. parabens!! bjinhos Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  11. O meu sonho de consumo é esse!
    E estou trabalhando para isso..
    (no momento, aguardando a entrega do bebê..rs, senão não tem graça né? rs)
    Concordo com todos os prós e os contras que vc mencionou pela pouca experiência que tenho por aqui..
    Espero um dia poder dar um depoimento bem sucedido!!
    Tudo de bom pra vc e sucesso pra todos nós!!
    (ah, adorei o blog!)

    ResponderExcluir
  12. É realmente complicado, também estou trabalhando em casa, mas, prefiro ficar por perto do que distante do filhote. Mas, não é tão fácil como parece, né?
    Bjoks flor

    ResponderExcluir
  13. simplesmente fantasticooooooooooooo
    ameiiiiiiiiiiiiiiii
    eu trabalho em casa por opção, por nao querer sair de perto do davi,e por sermos transferidos de tanto em tanto tempo. mas nao trabalharia com o marido por nadaaa desse mundo... daria morte na certa...kkkk
    Eu precisei inventar uma profissão q pudesse me acompanhar a cada mudança e q eu não precisasse sair de casa..entao decidi q iria costurar, fazer patchwork, enxoval de bebe e etc...e deu certo...Mas sou muito indisciplinada, bagunceira, e quando vejo a casa todaaa tem tecido linhas, muitas vezes me dou conta que não tirei o pijama, e o davi ta sempre parado no meio das minhas pernas... as vezes sinto vontade de desistir e ir trabalhar fora, mas sei q vou me arrepender no primeiro dia... tb sei q a saida é coloca-lo numa escolinha, mas tb sei q ando fugindo desse desafio...e assim vou levando a vida...mas sou muito feliz pois amo meu trabalho e estou com minha vidinha sempre em baixo dos meus olhos... ameiiii

    Posso publicar esse post la no recanto das mamães blogueiras na sexta?
    bjusss aguardo sua autorização..

    ResponderExcluir
  14. Acho que as vantagens por enquanto são maiores de vcs ter o lugar de trabalho junto com a casa...
    Vcs estão perto do Nino e so de não ter contas dobradas (telefone, agua, energia) é tudo de bom...
    Mais para frente quando tiver indo tudo muito bem, e o Nino estiver maior, ai vcs podem arrumar um outro lugar...
    Que bom que vc e seu marido trabalham bem juntos, eu trabalho junto com o meu e ainda fazemos faculdade juntos, na mesma sala hahaha...
    É bom mas cansativo rs...
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Vim conhecer seu bloguitcho e gostei tanto que já virei de casa (hehe!).
    Adoro postagens de mães que decidiram trabalhar em casa e que deu certo!
    Mais é o que vc falou, sem disciplina fica difícil. Eu gostaria muito de trabalhar em casa, por enquanto ainda não dá, mais é algo que penso muito, muito mesmo!
    Parabéns pelo lindo blog, adorei toda essa cor... lindo de ver!

    Beijo grande!

    http://piticodegente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. É verdade! É preciso muita disciplina para conseguir trabalhar em casa, mas também tem muitos pontos positivos!!! Que bom que vocês encontraram o jeito e o lugar de vocês (de trabalho)!

    Beijos e muito sucesso!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo post, passo pelo mesmo problema, só que o Tiago está na escolinha no período da manhã, ele já tem 2 anos. Mas quando ele estava mais novo eu peguei um trabalho em outra cidade, loucura, mas meu marido me ajudou muito viajando comigo, trabalhando comigo, cuidando do bebê... Agora trabalho em casa, é preciso ter disciplina, mas peguei outro trabalho na parte da manhã, ou seja, as peças de artesanato tem que esperar,hehehe. É, essa vida é uma loucura, mas nada melhor que estar com o filhotinho por perto...
    Bjos, Mari.
    http://artmarirodrigues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Ai Laiz,

    Que bom que vc está ganhando e ainda cuidando do Nino né? Muito delicia isso!!!
    Mas, é verdade, tem que ter disciplina, acho que comigo não iria funcionar, eu me distraio facil, ehehehe

    Bjo Jana

    ResponderExcluir
  19. Para variar Laiz, minha experiência é bem parecida com a sua!! Também desisti de trabalho fixo e carteira assinada para ser autônoma... marido trabalha fora, eu tenho horários bem flexíveis, apesar de dar aulas de scrap quase todos os dias, também tenho minhas encomendas que faço em casa... não me arrependo nem um milímetro da minha opção, apesar de todos os contras, os prós valem muito a pena!!

    Tem lançamento no Funny Paper!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  20. Laiz querida! Que bom que deu certo o esquema de vocês! Eu ainda estou sem trabalhar, mas preciso voltar.. Queria muito trabalhar em casa, mas ainda não sei exatamente como vou conciliar as coisas.. Acho que não tenho tanta disciplina como você! Mas uma hora consigo arranjar uma solução para os meus "problemas" hehehe
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Laiz sua vida esta praticamente identica a minha, com uma diferença estou começando a assumir os trabalhos da empresa do marido agora, aos poucos estamos dividido algumas rotinas, ele estava super sobrecarregado, já não da mais pra ele trabalhar em casa não teme spaço pra mercadorias, nao da pra receber clientes, nao tenho privacidade nem pra tomar banho.
    Então desistimos de procurar uma casa maior e estamos procurando uma loja, achamos uma na outra esquina que seria perfeita, estamos negociando pois precisa fazer algumas reformas, ai tudo se acertado vou trabalhar meio expediente ou fico de casa fazendo algumas coisas on line e se ele precisar de ajuda pessoalmente me chama já que vai ser pertinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. flor, obrigada por participar do Recanto das mamães blogueiras... amamossssssssssssssss
    seu post ja esta la...

    bjus

    ResponderExcluir
  23. Laiz eu e o marido trabalhamos juntos há quase 3 anos e dá certo, mas não trabalho em casa, logo tive que optar por uma baba, mas fiquei em casa ate os 6 meses com a Laura. Acho muito melhor trabalhar mais pra nós, que ter patrão....

    Adorei o post...
    beijinhos
    Carol

    ResponderExcluir
  24. amiga,
    é difícil mesmo, marido já trabalho total home office em floripa e quando eu chegava em casa ele tava na praia, ô vidão!rs
    mas acredito que os prós são bem melhores que os contras, eu adoraria trabalhar em casa, ainda mais que sou canceriana e curto muito ficar na concha!
    beijos gatona

    ResponderExcluir
  25. Querida Laiz, este post diz-me muito: eu excerci advocacia durante 15 anos, depois do Manuel nascer decidi ficar em casa com ele até ele fazer 1 ano, o tempo foi passando e eu dp de 1 ano não consegui coloca-lo na creche, então continuei em casa. Cada dia que passava mais me afastava do meu trabalho, entreguei os clientes todos para outros colegas, e sentia que se quissese voltar seria muito complicado faze-lo passado 3 anos, data em que o Manuel foi para a pré escola. Então fui ficando por casa, tirei uma pós graduação e especializei-me como mediadora criminal. Neste momento já não tenho como objectivo voltar a excercer advocacia mas aceitaria exercer mediação criminal.O meu objectivo principal a nivel profissional e pessoal é escrever um livro infantil. Mas ai está: não consigo organizar-me de tal maneira que seja possivel parar para escrever. Trabalhar em casa para mim tem sido tarefas domésticas e mais tarefas domésticas, pouco sobra para escrever. É que como estou em casa ninguem respeita que tb tenho objectivos profissionais como quando era advogada. Tem sido uma batalha diária conseguir que colaborem comigo para que eu possa trablhar em casa. Você consegue parabéns.
    Adorei o teu post.
    Bj

    ResponderExcluir
  26. Minha experiencia é super parecida! É isso mesmo que vc falou, achei a lista bem completa! Eu no momento tenho o agravante de que o Nic fica comigo o tempo todo. O atraso no desfralde está dificultando a entrada dele pra escolinha, então estamos levando e em geral so trabalho meio horario mesmo. E aqui metade do espaço do escritorio é dele. Tem mesinha com coisas pra colorir, massinha, trilho de trem passando perto da minha cadeira e tudo o mais que vc imaginar. Algumas horas ele pede pra ver um video, ou pra brincar lá fora no quintal, daí fico monitorando pela minha janela.

    Não é fácil, mas com disciplina e organização (e torcendo muito pra não ficar doente, principalmente qdo o marido está viajando), considero uma das melhores escolhas que ja fiz! :)

    Abraços,

    Lu

    ResponderExcluir
  27. é Laiz por enquanto não estou trabalhando mas estou doidinha para trabalhar em casa...
    Sou aux de enfermagem e em casa não dá para exercer a função, então pensei em fazer algo, artesanato, sou péssima, cozinhar até sei, mas nada impressionante... Não sei o que fazer....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pois quero ficar perto da Malu, do seu desenvolvimento, não consigo me ver chegando em casa e ter perdido ela começar a andar, falar e além do mais alguém que ensine a ela coisas que não gosto...hehehehe

    Apesar dos contras nada melhor do que ficar perto dos nossos filhos!

    bjs

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.