terça-feira, 24 de julho de 2012

O fogãozinho - De menino ou menina?


 Uma das coisas mais lindas e deliciosas da infância é a brincadeira o faz de conta, por isso acho saudável que eles possam fazer isso livremente sem definições do que é certo e do que é errado, do que é de menino, do que é de menina. Simplesmente possam brincar.

Esses dias vi o Nino fazendo comidinha em cima de um tambor, passou horas mexendo o potinho e oferecendo para os todo mundo comer.
Eu me diverti com a situação, e fui lá fazer um fogãozinho de papelão. Ele adorou, apertava o "botão" pra ligar e desligar. Muitas mães acham errado, acham que fogão é brinquedo de menina, e carro é brinquedo de menino. Pois eu não concordo, e permito que ele brinque sim de fogão, com boneca e com o que sua imaginação permitir. Por aqui não existe a lei do rosa e do azul.
No outro dia fui à casa de uma amiga. Ela fez uma cabana para o filho dela, e a diversão dos dois foi garantida, o fogão, as panelas e pratos, a portinha. Os dois brincaram muitoooo! Me diverti em ver eles brincando e acho super saudável. Estimulo sim as brincadeiras. O Nino adora seus carros, a vassoura e o rodo, os caminhões, as panelas, o avião e até mesmo a boneca antiga que eu tenho da minha infância. E adoro a diversidade dos seus brinquedos e brincadeiras. Que a imaginação dele corra sempre, cheia de faz de conta.

E vocês? O que pensam sobre brinquedos de menino ou de menina? Com seus filhos como é? Preferem que os meninos brinquem de carrinho e as meninas apenas bonecas?






16 comentários:

  1. aaa ja tinha visto essas fotos no face, coisa mais fofa meu deus! =)
    É isso ai, concordo com você.. afinal homem tbm cozinha, ajuda a cuidar dos filhos e alguns até ajudam nos afazeres em casa. E nada mais gostoso do que curtir isso desde pequeno, nessas brincadeiras tão gostosas ;)

    beijãooo

    ResponderExcluir
  2. Laiz aqui deixo uma boneca (que era minha tbm) e estimulo ele a brincar, um dia vai ser pai, não é verdade? ele adora brincar de comidinha, sempre sou uma colher e panelinha e ele brinca horas.....
    mas a brincadeira preferida são com os carrinhos... hehehe
    to esperando ele crescer mais (pra ele entender) pra eu fazer uma mini-cozinha que eu vi no blog 'vida materna' um loosho!

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Guria não deu pra ir sabado, mas o Edu tava bem mal sabado, com febre e tudo!
    Super concordo com vc, o Edu adora brincar de panelinhas, faz papa, eu acho uma graça!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. áh tá um gostoso mesmoooo!!!

    não existe brinquedo de menina e de menino... imagina...

    eu gosto que a Laura brinque, que ela seja feliz, que use a imaginação, que seja criança. desde que não brinque de machucar (luta, guerrinha, de atirar, essas coisas) eu não me importo que brinque com nada.

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laís com Daniel deixo ele brincar a vontade com o que ele quizer apesar de não ter muito contato com esse tipo de brinquedo ele brinca com os potes, as xícaras, pratinhos meus, pega agua e se diverte muito. Quando vamos ao parquinho em shopping não ligo de ele brincar com os brinquedos de menina como fogão até eu mesma ensino ele como brincar e ele passa um bom tempo e depois vai brincar com outros brinquedos. Só não acho certo comprar bonecas e etc para um menino.

    Bjssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  6. Eu não proibo do gustavo brincar com bonecas,até pq tem a irmãzinha dele juliana,que ama bonecas!e eles sempre brincam juntos,misturam tudo e fazem aquela fsta!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Lá em casa o que vale é brincar... Acho que não tem nada a ver, pois existem excelentes cozinheiros e excelentes caminhoneiras... Qual o problema disso?
    Acho ótimo não ser machista desde pequeno...

    Esse Nino está um fofo.. Vc esqueceu de colocar que é personalizado - o ELETRONINO.... ADOREI...

    Bjossssss

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa deixo o Antonio brincar com o que quiser, as vezes brinca com panelas qdo cozinho, se vou limpar a casa ele gosta de ajudar e pega a vassoura, tenho uma barbie que era minha, agora está na caixa de brinquedos dele. Discordo desta distinção de brinquedos e brincadeiras!

    ResponderExcluir
  9. Aqui, no momento, Leah brinca mais de carrinho do que bonecas. Acho que naturalmente eles têm suas preferências com o tempo. Acho ótimo incentivar todo tipo de brincadeira enquanto têm interesse.
    O Nino ta lindo demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu enfrentei muito o machismo do marido em relação ao primeiro filho, o Bernardo. Não admitia brinquedos femininos. Depois veio a irmã e a convivência dos dois se encarregou de misturar tudo! Foi ótimo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Certíssima Laiz... deixamos aproveitarem o que tem de melhor na infância. Que soltem a imaginação e aproveitem tudo que tem de bacana, seja fogão, carrinho ou boneca. Essa diversidade é tão importante para conhecerem como o mundo funciona, para compreenderem tudo que estão ao redor deles.
    Brindamos as brincadeiras, a possibilidade de deixarmos de lado isso é de menino, isso é de menina... Já chega quando éramos crianças. Pois comigo foi assim.... tudo muito dividido. Ainda bem que tinha meus irmãos e isso passou a ser diferente na minha casa.
    Beijos e sabe que os meus filhos tem uma cozinha de brinquedo. Amam!

    ResponderExcluir
  12. Oi querida ...

    Sophia adooora brincar com panelas e comidinhas, mas não porque seja menina, mas porque ela AMA o Linguini do filme 'Ratatouille' ... tanto que quando ela está "cozinhando" ela é o Linguini!

    Acho que isso de separar determinadas brincadeiras, assim como roupa é coisa da cabeça dos adultos! Sophia teve -e tem- muita camiseta que é da sessão masculina!

    Adorei o fogão, tem aonde para vender EletroNINO, hahahah!!!

    Beijos, Má
    monmaternite.com

    ResponderExcluir
  13. Aqui tbm penso assim! O Enry brinca de fazer comidinha com as panelas, quer passar o rodo na casa, ele se diverte muito! Sem problemas! Falei sobre coisas de meninos e meninas essa semana lá no blog tbm!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Laiz, você tá super certa!! Não tem nada a ver esse negócio de brinquedo de menina ou menino. O que importa é que os pequenos desenvolvam a criativadade!! Aqui em casa eu sempre deixei a Analu bem livre. Ela acabou se apaixonando perdidamente por bonecas, mas foi por escolha dela..
    Beijinhos pra você e pra esse lindo mestre cuca!

    ResponderExcluir
  15. Acabei de te mandar um comentário pelo celular, mas essa porcaria além de travar tudo, some com as coisas que eu escrevi...
    Bom, então pra resumir, eu acho que você tá super certa de incentivar a criatividade desse mestre cuca lindo!!
    Beijos para os dois

    ResponderExcluir
  16. Ai parece você relatando o meu guri... Aqui tb Noah brinca com uma antiga boneca, tem panelinhas... Adorei a idéia do fogão e vou fazer um para ele...
    Adoro estimular a criatividade do meu guri, e fazer as coisas juntos é legal demais...

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.