quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Azul ou rosa? Eis a questão!

Afinal por que estimulamos tanto nossos filhos a gostarem de azul ou rosa. Meninas tem que usar tudo rosa, meninos viver no azul? Por que essa ditadura das cores?
 Esses dias fui buscar o Nino escola e estavam todos de capa de papel, não sei qual era a atividade mas estavam felizes brincando com suas capas, uns voando outros dizendo que eram reis, outros correndo, uma farra!  Eis que o Nino aparece com uma capa rosa (rosa bem forte!) e claro que nos chama atenção, afinal a nossa sociedade diz : Meninos usam AZUL!

 A professora veio e logo nos falou que tinha feito outra capa de outra cor e ele rasgou e disse : Quero a rosa! Fico feliz que a escola que escolhi respeite essa vontade dele, sem nenhum tipo de avaliação ou proibição. Proibir por que? Visitei uma escola uma vez que se mostrou totalmente contrária a essa postura. Não serve pra gente!

 Ele estava lindo com sua capa rosa. Feliz. E porque não? Essa história de azul e rosa cansa demais! Eu fugia do azul quando ele era pequeno, e certamente irei fugir da obrigatoriedade do rosa se tiver uma menina. Acho chato obrigar e rotular, impor, acho péssimo restringir cores, estimular preconceito. Porque os fogões para crianças precisam ser rosas? E carrinhos cores "de menino"?

Me pergunto quando foi que as meninas passaram a "ter" que usar rosa X meninos azul?

Parece que as coisas já foram diferentes. Azul considerado mais delicado era colocado nas meninas e rosa que denota força e coragem (que vem do vermelho/sangue) era associada a força portanto era para os meninos. As meninas que deveriam ser passivas, tranquilas ficavam melhor de azul e vermelho cor quente que chama atenção não "ficava bem"para essas moças"de família".

Engraçado como vamos nos encaixando em padrões culturais e simplesmente aceitando-os e restingindo nossas vidas para o que é imposto.


Esse vídeo  abaixo de uma menininha questiona esse comportamento. Claro que eu penso que os pais tem grande participação e total influencia na opinião dessa menina, mas é sim um ponto de partida para pensarmos, então vale a pena ver a forma expontânea como ela questiona o sexismo da indústria de brinquedos.


E vocês o que pensam sobre isso?







Para ativar legendas no YouTube, aperte no botão vermelho na barra do vídeo.



11 comentários:

  1. Acho que vem do nosso comportamento mesmo, quando minha filha era pequena não tinha nada azul, meu marido tem uma camisa rosa e outra roxa e quando ela viu a primeira vez não compreendeu, porque menino não devia usar rosa rsrs conversamos com ela e hoje ela sabe que não tem problema. Enquanto ao seu filho querer uma capa rosa, na reunião da escola da minha filha a professora contou que os meninos brigavam pelas motocas rosas com as meninas, mas isso acontecia porque elas faziam questão do rosa e isso chamava atenção deles porque parecia que a motoca rosa era especial... crianças né.

    ResponderExcluir
  2. Laiz, se não tomarmos cuidado os "padrões culturais" vão nos engolindo e às vezes nem nos damos conta disso.
    Questionar, refletir ajuda a quebrar os paradigmas estabelecidos. E parabéns pela postura da escola. É raro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Mas a indústria tb não varia muito neh, tudo é rosa ou azul, porque não roxo, laranja, amarelo... ficamos meio sem opção.
    Mas que bom que vc está aberta à isso, a ditadura não faz bem em nada.

    bjo!

    ResponderExcluir
  4. Eu tentei fugir... o quarto da minha filha foi lilás, verde e bege. Mas chega uma hora que é dificil... nas lojas só existem roupas pras meninas nas cores rosa e lilás. A escola da minha filha pediu uma vez que ela fosse de roupa azul, foi dificil encontrar roupa azul pra menina.

    ResponderExcluir
  5. Laiz, como mãe de menina, eu te digo: é mto difícil encontrar roupas azuis para meninas, brinquedos marrons, verdes ou escuros... é sempre rosa, o tal do rosa, o inferno do rosa. eu acho bonitinho? claro, acho sim, não sou uma mãe que abomina o rosa, mas no quarto dela eu deixei bem lilás, tentando fugir um pouco de tudo rosa... o quarto é lilás e como eu comprei todas as roupas do primeiro ano fora do brasil, eu tinha muitas opções de marrom, verde, azul... uma coisa mais linda do que a outra. afinal, acho que a indústria no brasil ainda é mto sexista e não é pq queremos, não. as mães, de um modo geral, não concordam com isso, seja de menino ou menina. eles têm que brincar, sim, e brincar mto. laura tem carrinhos e adora... normal... está se apaixonando por fogões e panelas tbm, mas adora carros e motos. que ótimo. agora, quanto à cor... infelizmente, é padrão Brasil de ser....

    ResponderExcluir
  6. Laiz, eu já escrevi várias vezes sobre isso (http://mensagensdemae.blogspot.com.br/2011/04/da-ditadura-do-azul-e-rosa.html, http://mensagensdemae.blogspot.com.br/2011/11/por-uma-infancia-mais-colorida-e-menos.html, http://mensagensdemae.blogspot.com.br/2012/06/cliche-ou-machismo-velado.html), é tão irritante essa divisão! Muito legal a postura da escola, é assim que tem que ser, criança é criança e pode/deve brincar com as cores que quiser, com os brinquedos que quiser.

    ResponderExcluir
  7. Adorei Laiz! Isso mesmo, precisamos questionar e fazer o diferente. Por que não? Também gosto de azul, mas sabe que já comprei pólo lilás, moletom rosa para meus filhos. Por que não pode? Por que tem que ser dessa ou daquela cor? Eles não questionam... usam e lógico que tem as cores preferidas.
    Beijos
    Sabe que estava lembrando da minha infância.... lembro que usei muito rosa, mas gostava na época. Depois enjoei de uma forma que somente agora, voltei a usar uma coisa ou outra. Impressionante!? rs

    ResponderExcluir
  8. Pois é! Aqui em casa o Henrique brinca de bola, carrinho, motoca, panelinhas, pá e vassoura... Com tudo!!!
    Eu sempre gostei mais da cor azul... Desde criança eu queria tudo azul.... Roupas, brinquedos (o que era difícil por conta do que você coloca em seu post, por causa da industria de brinquedos, etc...)
    Sou contra impor opiniões e conceitos desse tipo!


    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  9. Esse vídeo é demais! Sabe que sempre me questiono à respeito dessa imposição de comportamentos, isso de menino, aquilo de menina... Quando estava grávida não comprava nada cor de rosa pra Marina, minha mãe sempre perguntava porque e eu dizia: tudo o que ela ganhar vai ser rosa, você vai ver! E não deu outra, minha filha tem muita roupinha e brinquedo cor de rosa, tudo presente, eu prefiro comprar de outras cores e assim deixá-la em contato com as mais variadas opções. Quando chegar a hora quero que ela tenha liberdade pra escolher e que não fique presa a estes padrões sociais. Tenho certeza que o Nino ficou um príncipe de capa rosa, e que continuaria assim usando qualquer outra cor! Adoro ler seu blog, me identifico demais, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...adorei seu blog...estou te seguindo...me visite tmb...www.arthurnossorei.blogspot.com.br

      Excluir
  10. Olá Laiz, te juro que não tem coisa mais difícil do fugir dos padrões. Eu tenho um casal de gêmeos e olha que suei a camisa pra ter coisas mais coloridas e diferentes, minha mãe dizia a todo momento, essa menina não vai ter nada rosa?? mas eu sabia que todos os presentes que ela ganharia seriam rosa (e assim é até hoje), então eu batalho nas outras cores. Até pra fazer o kit berço eu encontrei a maior dificuldade. Hoje eles tem estão com 20 meses, e lá estamos nós outra vez brigando com o padrões, afinal nessa idade é preciso separar o que é de um e do outro e ai confesso que tá difícil fujir dos padrões, tipo filho esse verde é seu e o rosa..ou vermelho..ou da minie é da sua irmã. Eu ainda tento procurar o verde e o amarelo, mais neutros, porém os motivos já são bem definidos para menino ou menina e tem sempre alguém que diz..'esse não, esse é rosa, é de menina, você não quer né' (tias, avós e qualquer um que esteja por perto..qualquer um memso, tipo da moça da loja àquele curioso que está parado no shopping vendo vocês oferecer água pra criança). Ainda bem que quando estão em casa, as coisas podem ser mais direcionadas, é claro que o copo rosa da irmã é mais legal e vice-versa e quando vejo sempre estão com os copos e pratos trocados, muitas vezes compro as coisas iguais (mais aí acabamos com a individualidade..enfim). Aqui todos brincam de boneca e de carrinho, por enquanto, mas infelizmente já escutam de outros que frequentam a nossa casa diariamente os tais padrões. Vamos ter que esperar mais um pouquinho pra termos certeza se o nosso esforço para escapar dessa imposição de comportamentos vai funcionar. bjoss

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.