quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O leite, o cálcio e a desistência.

Não sei se posso contar vantagem antes do tempo, mas o que tudo indica os enjôos passaram. A canseira diminuiu e eu me sinto mais eu de novo. Era um zumbi. As vezes tem uma recaída de enjôo ou azia, mas daquele jeito, dia todo, parece ter sido o fim. Ufa.


Leite de mãe. Tem coisa melhor?
Mas enjôos à parte vim falar de outro assunto. O Leite e o Nino.


Nesse meio tempo, veio uma preocupação. Nino que tomava 900 ml de leite por dia (sem exagero, era isso mesmo) e pedia mais, simplesmente um belo dia virou pra mim e decidiu não tomar mais. Na verdade o pai deixou queimar quando esterilizava as mamadeiras, por queimou entenda-se derreteu, viraram papel as ultimas duas mamadeiras dele, as outras já haviam passado pelo mesmo processo. Não não ele não esquece nada, todas as mamadeiras derretidas foram apenas um lapso. Só que não.

E o Nino pelo jeito sentiu e decidiu. Achei ótimo pela mamadeira, foi embora sem traumas, porém ele aboliu o leite da vida dele, e eu entrei em paranóia pesquisando o cálcio de cada alimento e a necessidade diária para essa fase que é de cerca de 500mg. Até me tranquilizar e saber que existem em vários outros alimentos e segundo o pediatra do Nino, não precisamos do leite necessariamente após os três anos. O iogurte por exemplo é um bom substituto.

Além dos derivados do leite existem outros alimentos que possuem cálcio, e a maioria dele faz parte do nosso cardápio,  segue alguns:

- Couve , espinafre, brócolis e outras folhas verdes
- Feijão carioca
- Feijão branco
- Sardinha
- Semente de gergelim e linhaça
- Laranja
- Leite de soja
- Grão de bico
- Grão de soja
- Carne de caranguejo
- Amêndoas

Acredito que outras mães podem passar por essa rejeição dos filhotes ao leite, e existem também às alergias em função do consumo do leite e a intolerância a lactose, muito comum,  como o cálcio é super importante vale incluir esses substitutos na alimentação diária da nossa casa.

E por aí, como é o consumo do leite?



4 comentários:

  1. Laiz por aqui a Lavinia toma nessa média tbm uns 800ml...acho bom porque ela não anda comendo direito!

    Adorei saber desses alimentos, alguns eu nem imaginava que possuiam cálcio :)

    ResponderExcluir
  2. Laiz, aqui o consumo de leite chega a um litro por dia. Parece muito né? Qndo parei pra analisar, fiquei boba!

    O Enry tbm não usa mais mamadeira, mas usa numa boa o copo de transição.
    Alguns alimentos da lista eu nem sabia que tinha cálcio, ótima dica! Acho que muita criança se recusa a beber leite, conheço várias!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tu sabes que meu filho menor (2 anos e oito meses)fez uma cirurgia e ficou 10 dias sem querer se alimentar e muito menos leite.
    Quando a situação foi se normalizando ele só quis saber de iogurte.
    Já faz um ano isso e o leite só é aceito em pequena proporção, agora o "duti" vai que vai!!!!
    Beijinhos pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor, já tentou dar pra ele dar leite com cacau? bater com frutas?
    Otávio toma de 400ml a 600ml de leite por dia, e eu pensando que era de maaaaais! rsrsrs
    Faz uns 3 meses que não visitamos a pediatra, queria ver isso com ela, penso que é muita mamadeira pra um menino crescido! rsrsrs
    Minha tia tbm teve esse probleminha com meu primo, ele não toma mais leite, e ela da bebida láctea, o que não é tão bom quanto o iogurte!
    Minha sogra conseguiu não sei com quem e me deu, um tal de kefir... conhece? é uma bactéria que faz iogurte, e ela não morre nunca, pelo contrário, cresce e cresce... temos iogurte fresquinho todo dia aqui em casa, e é uma delícia batido com fruta ou com açúcar mascavo, além de ser ótimo pro intestino!
    beijooos

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.